1. Introdução


A pesquisa deste mês buscou identificar qual a importância dos jogos educativos aplicados ao e-Learning no Brasil. Participaram 164 organizações.


2. Resultados

2.a. Você já fez algum curso de e-Learning com jogos educativos?


- 55% dos participantes afirmaram não ter participado de nenhum curso e-Learning com games;
- 45% já participaram de cursos em que os games estavam inseridos.


 



2.b. Nível de retenção de quem já utilizou jogos educativos


- 82% dos participantes afirmam que os jogos resultam em boa retenção do conteúdo;
- 17% afirmam ter média retenção.
- Apenas 1% não acredita no aprendizado por este método.


 



2.c. As avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais?


- 57% não acreditam que este método possa substituir os sistemas de avaliação convencionais;
- 43% acreditam que podem substituir.


 



2.d. Desempenho e capacidade de avaliação dos jogos educativos


- 97% dos participantes acreditam que a aplicação de jogos educativos ao e-Learning pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu.


 



2.e. Os jogos educativos podem conferir destreza e competência?


- 94% acreditam que sim.


 



2.f. Os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional?


- 97% das organizações acreditam que os jogos educativos podem contribuir para a transformação da avaliação tradicional.


 



2.g. Onde os jogos educativos podem ser mais utilizados?


- 31% acreditam que os jogos educativos podem ser mais utilizados na prática do que foi aprendido;
- 29% acreditam que podem ser utilizados na fixação do conteúdo;
- 18% apostam no incremento da motivação.




2.h. O modo de pensar dos jogos educativos está mais adaptado ao mundo atual que o modo tradicional de ensino?


- 90% acreditam que sim;
- Apenas 10% acreditam não estar adaptado ao mundo atual.


 



3. Conclusão


Na fase inicial, a pesquisa identificou quantos participantes já haviam feito cursos de e-Learning com jogos educativos.

O resultado mostra que a utilização de jogos educativos em cursos de e-Learning ainda é um recurso pouco conhecido nas organizações, já que a maioria dos participantes (55%) afirmou nunca ter feito um curso de e-Learning com jogos educativos. Essa média vem caindo, pois ano passado 67% nunca haviam participado dessa modalidade.

Sobre a retenção do aprendizado, o resultado revelou que 82% dos profissionais consideram ter obtido uma boa retenção do aprendizado; 17% consideram ter obtido média retenção; e 1% considera não ter obtido retenção do aprendizado.

Para 57% dos participantes, as avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais, enquanto 43% não acreditam nessa substituição. A pesquisa realizada em novembro de 2004 indicou que 62% dos participantes acreditavam que avaliações interativas iriam substituir as avaliações convencionais. Houve uma queda de 3% em comparação com a pesquisa deste mês.

Em relação à aplicação de jogos educativos ao e-Learning, eles podem melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações em demonstrar o quanto o aluno aprendeu, segundo 97% dos participantes.

O resultado mostra que 94% das organizações acreditam que os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência.


Na pesquisa realizada em outubro de 2003, 83% dos participantes responderam que os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo. Quase seis anos depois, foi constatado um aumento de 14% desse resultado, chegando a 97%.


 


Fonte: e-Learning Brasil