Existem diversos softwares gerenciadores de boot desenvolvido para Linux, mas o mais conhecido e atualmente utilizado, sem dúvida alguma, é o Grand Unified Bootloader, ou simplesmente GRUB. Devido a fácil configuração, a maioria das distribuições Linux atuais, trazem por padrão o gerenciador no pacote de instalação do sistema. O gerenciador trabalha com multiboot, proporcionando ao usuário uma listagem completa dos sistemas instalados no computador ou até mesmo aqueles localizados em outra máquina, sim, é possível através do GRUB, carregar um sistema operacional através da rede ou dispositivos SCSI. Sua compatibilidade com sistemas Linux, BSD, Windows ou Solaris é outro detalhe importante.

Bom, até aí tudo bem, o problema é quando ocorre a necessidade de recuperação do GRUB, muito comum de ocorrer quando sistemas Microsoft são reinstalados, para correção de problemas típicos, como a famosa "Tela Azul da Morte". Isso acaba danificando o GRUB, sobrescrevendo-o. Sendo assim, todos aqueles sistemas, antes listados por ele somem, sobrando somente os reconhecidos pelo limitadíssimo gerenciador de boot do Windows (que foi desenvolvido para trabalhar somente com sistemas da Microsoft).

Então, para devolver sua tranqüilidade, basta seguir os passos abaixo:
1. Tenha uma versão live CD Linux e de boot através dela, Ubuntu e Mandriva, são ótimas alternativas;

2. Com o sistema já carregado, abra o terminal do Linux, e digite os comandos abaixo (menos as aspas), sempre respeitando os espaços:

3. "sudo grub";

4. "find /boot/grub/stage1" - (comando para localizar em que HD ou partição foi instalado o GRUB. Use a informação que aparecerá - algo tipo "(hd1,1)" - na próxima linha de comando;

5. Digite agora: "root (hd1,1)" - Aqui "(hd1,1)" é um exemplo, o importante é digitar a informação recebida, após o comando acima;

6. Próximo comando: "setup (hd1)";

7. Feito isso, digite: "quit" - Pronto!! Agora reinicie seu computador e verifique que o GRUB estará novamente funcional.

Interface padrão de boot pelo GRUB.