Uma ótima alternativa para você que deseja ter um sistema UNIX/Linux instalado em seu notebook é o gOS, desenvolvido pela Good OS (responsável também pelo projeto "Cloud"). Teve sua estréia operacional em novembro de 2007, nos famosos Everex gPC, comercializadas pela WallMart.
gOS, distribuição Linux, de interface intuitiva e atraente.
Durante algum tempo especulava-se que seria o sistema operacional da Google, que chegava para fazer frente aos sistemas proprietários da Microsoft e Apple, porém, nada disso é verdade. Essa distribuição Linux, realmente chama muita atenção por exibir em sua área de trabalho o Engage, uma aplicação "dock", que funciona como uma barra de atalhos, contendo todas as principais ferramentas da Google, daí provavelmente originou-se a confusão. Além disso, agrega também diversos gadgets interessantes: calendário, relógio, previsão do tempo, notícias, busca para Wikipédia. Mas dois, especialmente, chamam muito a atenção para aqueles que possuem notebooks, o gadget controlador de bateria e o verificador de sinal de banda wireless, que acabam facilitando e muito a vida do usuário.
Engage dock e gadgets, características especiais do sistema.
No gOS, existem outros importantes detalhes a serem considerados, que tornam o sistema muito fácil de usar e instalar, a começar pela sua interface intuitiva, que é um dos "poréns" que ainda afastam usuários acostumados com Windows e Mac, dos sistemas baseados em UNIX/Linux. Outros pontos fortes: a facilidade de configuração do sistema, a grande quantidade e qualidade dos aplicativos incluídos no pacote de instalação (OpenOffice, Gimp, Skype, Firefox, e o emulador Windows Wine, são alguns deles), mas nada como a leveza, o gOS é extramente leve, ideal para quem precisa executar tarefas sem se preocupar com o desempenho do computador, tendo em VISTA, que alguns sistemas acabam muitas vezes, mais atrapalhando do que ajudando. Em TI, existe uma verdade universal: O bom sistema, é aquele em que não se percebe sua execução.
Visualização 3D do desktop.
Baseado na famosa distro Ubuntu, o gOS, está na versão 3.1, conta com o GNOME como gerenciador gráfico e DEB para gerência de pacotes. É gratuito, compatível também para qualquer PC, não somente para notebooks, cabe em um simples CD e pode ser facilmente encontrado no site abaixo:
Bom Linux para notebook? Vá até Good OS e pegue o gOS
gOS. Quem disse que Linux é difícil de usar? Uma ótima alternativa para você que deseja ter um sistema UNIX/Linux instalado em seu notebook é o gOS
Por Fabiano Mello em
Relacionados

Softwares
5 Alternativas grátis ao WinRar para descompactar arquivos
Está em busca de um descompactador de arquivos grátis e alternativos ao WinRAR? Confira aqui 5 ótimas opções.

Softwares
10 players de vídeo para assistir filmes no PC nesta quarentena
Há 5 meses de quarentena você já não sabe mais o que fazer com tanto tempo vago? Que tal assistir um filme ou uma série no seu PC? Aqui trazemos 10 players de vídeo para assistir filmes no PC em 2020.

Softwares
Quais as diferenças entre o Photoshop e o PhotoScape?
Existem muitos softwares de edição de imagens, mas muitas vezes os usuários podem ficar em dúvidas entre usar um ou outro. Aqui vamos analisar as diferenças entre o Photoshop e o Photoscape.



