10 dicas para seu site carregar mais rápido

Os usuários que navegam pela web geralmente abandonam sites muito lentos e que levam mais do que alguns segundos para carregar. Agora uma pesquisa recente afirma que quatro segundos são o tempo máximo que um comprador online ou apenas um simples navegante esperam até que uma webpage carregue, abandonando o site logo após.

Por | @DanielPaulinoS Internet

Velocidade é essencial - Já que “4 segundos” decidem uma venda online, os websites “mais rápidos” conseguem reter um tráfego maior e aumentar seus lucros Sendo assim, blogueiros e proprietários de site, há muitas maneiras de reduzirmos o tempo de carregamento da página e proporcionar uma navegação mais confortável aos nossos visitantes.

Vamos dar uma olhada em algumas dicas de como tornar nossas páginas mais rápidas:

1. Altere todo o código HTML dentro das tags para arquivos CSS externos. Estilos codificados nas próprias webpages tornam o site tumultuado já que são baixados toda vez que alguém acessa a página, enquanto um arquivo CSS externo é baixado apenas uma única vez no computador do visitante.

2. Diga não à objetos Macromedia Flash ou objetos Quicktime que rodam automáticos quando a página é carregada. Vídeos do Youtube, que iniciam apenas quando o botão Play é pressionado, podem ser uma boa alternativa.

3. Se suas páginas possuem muito código Javascript, altere todo o código para um arquivo externo que será carregado uma única vez.

4. Divida as páginas com excesso de conteúdo em páginas menores. Até os mecanismos de busca preferem essas páginas.

5. Grandes quantidades de imagens devem ser evitadas em webpages. Mas se você não puder ficar sem as imagens, seria bom dividí-las em imagens menores, evitando sempre as de grandes dimensões.

6. Diga NÃO à tranqueiras como chat, abas, previsão do tempo, mural, etc. Essas coisas não agregam valor ao seu site e aumentam em muito o tempo de carregamento da página.

7. Atributos simples de largura [width] e altura [height] na tag da imagem otimizam significantemente sua exibição já que os navegadores leêm as dimensões das imagens mesmo antes de as baixar do servidor onde estão hospedadas e exibí-las na página.

8. Faça a compressão de seus gráficos usando qualquer um dos utilitários de edição gratuitos, como Irfanview. Uma imagem jpeg com 60% de qualidade após comprimida é suficiente.

9. Limpe manualmente seu HTML – se você tiver montado o template do blog no Macromedia Dreamweaver ou Microsoft Frontpage, esses programas devem ter adicionado algumas tags HTML extra e outras informações que você provavelmente não precisará. Abra a template no Notepad e delete o que for desnecessário.

10. Fique bem longe de tabelas HTML (especialmente as aninhadas). Elas confundem o browser e complicam o carregamento da página. Use layers CSS.

Dica Bônus: Se a página estiver carregando imagens de diferentes servidores, isso poderá afetar a velocidade de carregamento se algum desses sites estiverem lentos no momento [ou até fora do ar]. É fortemente recomendável colocar as imagens num mesmo servidor.

DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.