Neste tutorial vou mostrar como desenvolver uma arte do símbolo com sua grinalda de louros. Mãos à obra... Primeiramente, devemos ter em mente a forma final que terá o nosso desenho. No meu caso, será circular. Uma grinalda de louros consiste em várias folhas dispostas em forma de ramo.

1. Nosso primeiro passo será desenhar um círculo na área de trabalho:


Na imagem acima, pode-se visualizar o círculo criado, e as linhas guias (uma na horizontal e uma na vertical).


DICA: Para centralizar, qualquer objeto na área de trabalho do Corel (neste caso é a versão X4), pressione a tecla P. Isso é válido também para as linhas guias.

2. Agora vamos desenhar a primeira folha de louro. Clique na ferramenta FORMAS BÁSICAS, e na barra de propriedades desta ferramenta no ícone FORMAS PERFEITAS, escolha a forma GOTA. Converta esta gota em curvas e ajuste-a com a ferramenta FORMA, deixando-a como na imagem a seguir:


3. Agora vamos dar um preenchimento para esta folha. Clique na folha com a ferramenta SELEÇÃO, e tecle F11 deixando a configuração como na imagem abaixo, aplique o preenchimento. Sua folha deverá ficar deste modo:

4. Posicione a primeira folha de louro exatamente no 2º quadrante, como indicado na imagem a seguir, NÃO invada o 3º quadrante do círculo, pois iremos espelhar as folhas para não ter que repetir o trabalho e para ficar simétrico.

5. Multiplique outras folhas, selecionando a primeira e clicando no sinal de + no teclado numérico (não no + que fica abaixo da tecla F11). Siga a multiplicação até atingir o número necessário para a sua arte. Aumente também a espessura do contorno das folhas selecionando todas e teclando em F12, mude a espessura do contorno para 3pt.

6. Selecione todas as folhas, agrupe-as (Control + G), clique no + para multiplicar uma vez o ramo de folhas e clique no ícone espelhar horizontalmente. Obteremos o seguinte resultado:

Para finalizarmos, altere a cor do contorno das folhas e adicione um preenchimento gradiente no círculo que serviu de guia para as guirlandas e também adicione um texto qualquer em seu interior, obtendo o resultado final abaixo: