Como anda a sua saúde? Horas sentado em frente dos computadores, seus olhos e coluna estão bem? O trabalho de qualquer profissional que vive de tecnologia é passar horas na frente dos computadores, principalmente os que são da área de internet. Então como manter qualidade de vida trabalhando horas a frente dos micros?



Por você não ter um trabalho árduo como qualquer outro trabalho braçal, seus músculos não estão sobrecarregados no final do dia, porém, sua cabeça vive um estresse intenso. Provavelmente você passe o dia pensando, pesquisando, desenvolvendo e resolvendo problemas. Ao final do dia a maratona de trabalho lhe desgasta tanto quanto (se não mais) como um trabalho braçal, mas você não está desgastado fisicamente, está desgastado mentalmente.

Os principais efeitos causados a saúde pelo excessivo uso do computador são refletidos na coluna vertebral e nos olhos. Sentar-se de maneira correta e em uma boa cadeira que lhe mantenha confortável é algo necessário. Exija que a sua cadeira seja a mesma altura do que o teclado e mouse, que tenha encostos e lhe proporcione encosto completo para as costas. Uma cadeira como esta custa em torno de R$ 200,00 a R$ 500,00 reais, um investimento que deve ser feito sem pensar. Quando tiver mais idade verá que não foi em vão. Problemas de coluna são complicados, as dores são permanentes e dificilmente consegues a cura sem a necessidade de método cirúrgico. Então se sente bem, com a coluna reta e apoiada. Os braços devem estar apoiados sobre a mesa ou encostos da cadeira, não os deixe suspensos!

Os braços suspensos causam um esforço na região superior abaixo dos ombros. O esforço de mantê-los suspenso pode parecer pouco, mas 10 horas podem lhe prejudicar bastante. Encoste-os sobre a mesa ou sobre o encosto da cadeira.

Você deve se sentir confortável em frente ao computador, sua cabeça deve estar rigorosamente à mesma altura do monitor, com no máximo um leve deslocamento da cabeça para baixo. Manter a cabeça na mesma altura do monitor faz com que sua coluna permaneça na posição correta, não se debruce sobre o computador e não se deite sobre a cadeira. Se estiver cansado mesmo com o posicionamento correto, levante-se, estenda-se e permaneça por cerca de 10 minutos. Esta é uma regra que a cada hora, ou hora e meia, você deve realizar.

Sobre os olhos, atualmente os monitores LCD são muito menos nocivos do que os monitores de tubo catódico. As telas com tubo emitem elétrons que agridem os olhos, por isso, era comum ver máquinas com um protetor tela, que reduzia a irradiação.
Uma forma simples de reduzir o estresse ocular é diminuir a intensidade do brilho e do contraste da tela. Para ajudar a encontrar a medida certa, as fabricantes já dispõem de opções padronizadas para os monitores. Recomenda-se sempre a utilização da maior frequência disponível pelo monitor. Esta frequência em inglês é Refresh Rate, é ela a responsável pelo tempo de atualização de cada "piscada" que o monitor faz. Quando maior a taxa, menos prejudicial para sua saúde será.

Assim como a tecnologia ajuda a qualidade de vida, pode prejudicar também. Se você tem sentido, dores nos olhos, vermelhidão, olhos secos ou lacrimejantes podem ser sinais de uso frequente do computador.

Dicas para prevenir problemas aos olhos:

  • Usar o monitor com distância entre 50 a 60 cm, se achar muito, utilize pelo menos 30 cm.
  • Reflexos na tela devem ser evitados, mova o monitor para que as lâmpadas ou janelas não reflitam conta o monitor.
  • Posicionar o monitor de forma que ao seu fundo não seja muito claro, como por exemplo, enxergar a janela atrás do monitor. Jamais o faça, a claridade da janela refletirá diretamente a seus olhos, assim necessitando aumentar o brilho do monitor.
  • Aumentar a luminosidade da sala. Jamais use o computador com todas as luzes desligadas, esta forma é muito nociva, pois o brilho do monitor será muito forte em seus olhos.
  • Reduzir o brilho do monitor, conforme informei acima.
  • Pausas de hora em hora. Nestas pausas forçar a sua visão para pontos distantes, assim você faz com que o músculo que força a retina focar a distância trabalhe, ajuda a prevenir a miopia.
  • Evite o uso de medicamentos, como colírios e borrifadores de líquidos para amenizar a dor sem a consulta de seu oftalmologista.


Com a saúde não se brinca, invista em você mesmo e viva a vida com qualidade!