Riders Republic foi anunciado pela Ubisoft como um jogo insano de esportes radicais, com a promessa de misturar diferentes provas, equipamentos, mundo aberto e outras características já conhecidas em jogos da empresa francesa.

Com o acesso ao beta fechado cedido pela Ubisoft, nós tivemos a oportunidade de conferir o título antecipadamente, o que rendeu boas horas de jogo. Com o que vimos, já foi possível identificar quais poderão ser os principais pontos positivos do jogo, embora o conteúdo disponível não fosse o completo.

Excelente vibe

O que torna Riders Republic um jogo carismático e convidativo logo de início, é sua incrível e contagiante vibe. Riders Republic desde seu começo mostra ser um parque de diversões para fãs de esportes radicais.

Com cenas de campanha e a presença da Ridge TV, um programa que cobre eventos radicais, o jogo entrega bem a sensação necessária para que o jogador sinta-se por dentro da República, uma fraternidade de apaixonados pela adrenalina.

A vibe da República é ótima!
A vibe da República é ótima!

Riders Republic é semelhante a férias sem fim, o eterno verão da Ubisoft - embora a neve marque presença! -. Me senti à vontade, entusiasmado e leve em cada momento do jogo, com uma grande sensação de descontração acompanhando cada atividade realizada e cada evento concluído.

Além dos personagens carismáticos e das tomadas da Ridge TV - o programa sabe como explorar a adrenalina -, o fato do jogo oferecer uma imensa liberdade também é importante na construção desta ótima vibe. Enquanto você está realizando alguma das muitas atividades, com algum dos muitos equipamentos, outros jogadores aparecem por todos os lados, focados em seus próprios objetivos. É realmente cativante explorar uma floresta com uma bicicleta, enquanto ao fundo vemos companheiros realizando manobras com equipamentos variados, assim como é interessante descer uma montanha com snowboard e perceber que alguém acabou de passar em voo rápido com uma wingsuit.

Um belo mundo e carreiras divertidas

Riders Republic é um convite para a exploração, justamente pela movimentação em seu mundo aberto ser tão divertida quanto aquela encontrada em seus eventos e provas.

Com belos cenários, repletos de cores vivas e vibrantes, o jogador é guiado por caminhos que se cruzam com os de outros jogadores. Este mundo, além de bonito, se mostra de fato interessante por conter características já conhecidas da Ubisoft, que aqui funcionam bem. Colecionáveis espalhados, pontos de interesse... há muito para descobrir, enquanto, é claro, você pode realizar manobras de tirar o fôlego.

Sem se levar a sério, apresentando uma pitada de loucura e mostrando-se completamente insano, o mundo de Riders Republic é exatamente o que o jogo precisa que seja.

Explorar livremente é cativante e divertido.
Explorar livremente é cativante e divertido.

Além disso, o título oferece três carreiras, sendo elas a carreira de bike, carreira na neve e carreira aérea, com cada uma delas apresentando equipamentos diferentes. Começando pela bike, é necessário realizar diferentes atividades para coletar estrelas, assim acumulando o necessário para desbloquear novas possibilidades incluindo as carreiras restantes.

É importante dizer que, com o que vi durante o beta, a carreira de esportes aéreos é aquela que se mostra menos interessante. Particularmente, criei mais carinho pelas bicicletas, com suas provas e eventos entregando muita adrenalina e alta velocidade, porém explorar as montanhas nevadas com snowboards e outros equipamentos também se mostrou interessante. Já nos céus, tanto nas provas quanto na exploração livre, senti falta de alguns elementos que tornem a modalidade mais variada e convidativa.

Com cada carreira desbloqueada, novos eventos e provas também surgem pelo mapa, fazendo com que o jogador sempre tenha conteúdo para explorar ao máximo as possibilidades do jogo. Vale lembrar que os eventos podem ser repetidos sempre que o jogador desejar.

As diferenças entre as carreiras

Existem propostas nitidamente diferentes entre cada carreira do jogo, com isso aparecendo como um fator importante para tornar o gameplay variado.

Em Riders Republic, se você procura por provas de velocidade, Mountain Bike é a opção certa, uma vez que nestas provas o seu objetivo é chegar na frente de seus concorrentes, ainda que manobras possam ser realizadas para ganhar pontos. Nas provas e eventos de bicicleta o jogo entrega o ápice de sua adrenalina, em momentos onde a velocidade é o mais importante. Curvas fechadas, grandes saltos, caminhos estreitos... a insanidade domina o título, enquanto o jogador deve ter atenção máxima ao que está acontecendo na tela.

As provas de bike atingem a velocidade máxima!
As provas de bike atingem a velocidade máxima!

Já nos esportes de neve, o foco deixa de ser a velocidade, com a habilidade para realizar manobras ganhando destaque. Com snowboards e outros equipamentos, você deve descer montanhas nevadas enquanto deve preocupar-se com realizar diferentes tipos de movimento para acumular pontos, uma vez que apenas chegar em primeiro não é o suficiente.

As montanhas nevadas oferecem grandes desafios.
As montanhas nevadas oferecem grandes desafios.

No céu, controlar a wingsuit exige que você se aproxime do chão ou de outros obstáculos para conquistar pontos. Devo dizer que esta modalidade me pareceu a menos empolgante, com menos diversão sendo oferecida nestes momentos. Porém, ainda assim existe algo de interessante em realizar longos voos, com grandes cenas sendo proporcionadas pelo título.

Os equipamentos de voo possibilitam cenas incríveis.
Os equipamentos de voo possibilitam cenas incríveis.

Controles precisos

Me senti realmente satisfeito com o quanto os controles de Riders Republic são precisos. Jogando em um controle de PlayStation, não passei por problemas durante o beta fechado, ficando com a sensação de que cada movimento e manobra responde bem aos comandos do jogador.

Com três opções de configuração, sendo elas Mestre das Manobras, Steep e Velocista, o jogo oferece certa liberdade neste aspecto, enquanto o jogador pode optar por algo um pouco automático ou então o controle manual absoluto. Realizando manobras de maneira totalmente manual, você consegue mais pontos, o que é uma recompensa justa para a habilidade de cada jogador.

Durante as provas e eventos, você está no controle!
Durante as provas e eventos, você está no controle!

O gameplay de Riders Republic se mostra intuitivo e prazeroso, na medida em que dominar suas propostas não é uma tarefa injusta ou ingrata, por mais que habilidade seja necessária para realizar as melhores manobras e se manter nas pistas sem erros nos trajetos. A precisão nos movimentos impressiona, com a excelente sensação de que as ações do jogador são compreendidas pelo jogo. Você realmente está no controle.

Personalização

A criação de personagens se mostra um tanto rasa no primeiro momento do jogo, com poucas opções de customização disponíveis. Porém, ao avançar nas carreiras o jogador é capaz de personalizar seu personagem de uma maneira completa.

Personalize seu atleta!
Personalize seu atleta!

Novos equipamentos, novas roupas, novos gestos... são muitas as possibilidades. Além disso, o jogo permite que um tipo de traje seja escolhido para cada carreira, fazendo com que o personagem mude instantaneamente seu visual no exato momento em que o jogador opta pelo equipamento de um esporte diferente.

Gostinho de quero mais

O beta de Riders Republic deixa um "gostinho de quero mais". Após chegar no nível máximo - no beta - para cada carreira, é possível continuar sua jornada pelo mundo radical do jogo, porém existe a vontade de continuar avançando para momentos ainda não disponíveis.

Extremamente divertido, o jogo impressiona com seus controles e sua incrível vibe contagiante. Insano, o título entrega o que seus trailers prometeram. Não há limites em Riders Republic.

Gostou da prévia? Então fique ligado no Oficina da Net para conferir mais conteúdos sobre games, incluindo análises, dicas, notícias e mais!