Há algum tempo se ouviu falar de um boato na rede que o Google estaria trabalhando em um Sistema Operacional próprio. Mas devido à falta de fatos concretos ficamos sem resposta.



Mas há alguns dias o jornalista Andy Patrizio levantou novamente esta questão. Ele teve acesso ao relatório da empresa Net Applications, que tem Softwares Sensores em 40 mil sites do mundo inteiro para medir tráfego e estatísticas. As estatísticas incluem Sistema Operacional, navegador, IP, domínio, idioma, resolução da tela, etc.

Este relatório mostrou que o Sistema Operacional da Microsoft caiu para menos de 90% de uso. Mas o interessante está nas estatísticas vindas do domínio google.com, que representa não os usuários do Google, mas sim os funcionários.

As estatísticas de dois terços dos funcionários do Google se mostravam normais, mas um terço deles não utilizava nenhum Sistema Operacional conhecido. Os Sensores da Net Applications reconhecem a maioria das distribuições Unix e Linux, Mac e Windows e até mesmo o ainda não lançado Windows 7, que está instalado na sede da Microsoft, é reconhecido pelos Sensores.

A única informação que a Net Applications não consegue identificar nos computadores do Google é o Sistema Operacional, o resto todo é visível. Isto quer dizer que, por exemplo, se estivessem utilizando Proxys ele bloquearia tudo e não apenas o SO.

A implantação interna de Sistema Operacional para testes já é utilizada pela Microsoft, assim os próprios funcionários trabalham com o sistema, podendo realizar testes realmente práticos.

Patrizio questionou o Google sobre isso e recebeu a resposta que eles não iriam comentar sobre rumores e especulações. Ou seja, não admitiram, mas também não negaram.

Uma hipótese levantada é de que o Google estaria aprimorando o Sistema Operacional para celulares Android e deixando-o mais robusto para trabalhar em PC’s.

Pessoalmente não acredito que o Google vá entrar neste mercado de Sistemas Operacionais, pelo menos não como o conhecemos. Se o Google realmente está trabalhando em algo neste seguimento, provavelmente será uma plataforma online, que não dependa do hardware.

Já estamos vendo isso acontecer e em breve não vamos mais depender do Desktop para acessar documentos. Atualmente já temos as ferramentas do Office disponíveis para trabalhar online, onde podemos criar arquivos como documentos de texto, apresentações, planilhas e formulários. Com isso, de qualquer computador ou local poderemos abrir nossos documentos e continuar sua edição, sem precisar carregar CD ou pendrive e independente de qual Sistema Operacional ou Softwares temos instalado no computador.