O design deve transmitir uma mensagem determinada, um conceito, portanto é um processo de criação visual com um propósito e não somente uma ornamentação.

Cada elemento que compõe a mensagem determina a aparência e o conteúdo final do design de uma identidade visual. Vejamos alguns elementos:

- Ponto: possui grande poder de atração visual sobre o olhar humano. Ao se colocar vários pontos próximos, eles se ligam, e fazem com que o olhar seja em direção ao desenho formado.

- Linha: um elemento composto de grande energia e movimento, tornando-o inquieto. A linha é decisiva, pois o tem propósito e direção. Uma linha é capaz de expressas diversas emoções, conforme a sua função e a forma como é criada.

- linha reta: delicadeza, segurança, leveza
- linha sinuosa: movimento, informalidade, diversão, flexibilidade, elegância, feminilidade, delicadeza

- Triângulo: se apoiado em uma base transmite estabilidade, ação, imponência e equilíbrio. Se apoiado em uma aresta denota tensão, instabilidade, conflito, dinâmica e impulsividade.

- Retângulo: transmite centralização, unidade, força, abrangência, segurança, solidez e firmeza.

- Quadrado: denota simetria, enfado, solidez, igualdade, retidão, honestidade, esmero. Também pode denotar, no caso de uma leitura negativa, falta de criatividade, apatia e peso.

- Circunferência: simboliza eternidade, proteção, perfeição, estabilidade e neutralidade. O círculo é capaz de enfatizar a marca, torná-la mais aparente quanto aos demais elementos do conjunto.

- Elipse: sugere equilíbrio, delicadeza, modernidade, criatividade, dinamismo, movimento e elegância.

- Arcos: sugerem velocidade e dinamismo.

- Formas Poligonais (estrelas e polígonos): são formas muito expressivas, então use-as com moderação.

No próximo artigo falaremos sobre alguns dos erros mais comuns cometidos na criação de uma marca.