Celular, tem idade para se ter um?

Uma matéria que foi exibida no programa Fantástico da Globo no domingo passado me chamou muito a atenção, de qual seria a hora certa de uma criança ter um celular?

Por | @nmuller99 Tecnologia
Uma matéria que foi exibida no programa Fantástico da Globo no domingo passado me chamou muito a atenção, de qual seria a hora certa de uma criança ter um celular?

Primeiro gostaria de apresentar os benefícios e malefícios que o celular traz consigo:

Benefícios:


  • O principal benefício do celular é que a comunicação com o “familiar” é muito prática, e na hora que for necessário. Este além de ser o principal benefício do aparelho é sem dúvida o motivo pelo qual foi criado.
  • A necessidade de ajuda, com o aparelho fica muito fácil de uma criança pedir ajuda a seus familiares, como por exemplo, a saída da escola, a chamada no celular do pai da criança para vir buscá-lo.
  • Outro benefício do celular é a possibilidade de descobrir onde que ele encontra-se, claro que este dispositivo está disponível apenas aos novos aparelhos.


Malefícios:


  • Para os adolescentes com certeza o benefício de se saber onde que se está é com certeza um dos principais malefícios para eles.
  • Crianças têm controle de gastos? Uma criança pode muito bem ficar ligando do aparelho para seus colegas e amigos sem saber o quanto está gastando, claro que com um plano pré-pago este problema estaria “sanado” ou não? A cada recarga a criança pode vir gastar ela por dia, e pode vir a não ter créditos necessários quando precisar falar.
  • O enfoque no “brincar” com o celular pode ser malefício na escola, os pais devem sempre orientar seus filhos que hora de estudar é hora de estudar, e devem orientar que o celular é um meio de comunicação.

Com estes benefícios e malefícios, minha opinião é que uma criança poderia sim ter um celular para contar seus pais. Isto manteria os pais mais conscientes de onde seu filho está.

A LG lançou em dezembro de 2005 um celular para crianças. Com apenas quatro botões, o Mingo liga para números pré-determinados – como os da família – e tem um botão de emergência.
Celular, tem idade para se ter um?

As dimensões do LG Mingo são diminutas como as de seu público alvo. Acho que um aparelho destes estaria perfeito para qualquer criança, afinal o motivo de ser criança é aproveitar esta etapa e deixar para ser adulto quando a idade for apropriada.

Mais sobre: celulares crianças tecnologia
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo