Uma matéria que foi exibida no programa Fantástico da Globo no domingo passado me chamou muito a atenção, de qual seria a hora certa de uma criança ter um celular?

Primeiro gostaria de apresentar os benefícios e malefícios que o celular traz consigo:

Benefícios:


  • O principal benefício do celular é que a comunicação com o “familiar” é muito prática, e na hora que for necessário. Este além de ser o principal benefício do aparelho é sem dúvida o motivo pelo qual foi criado.
  • A necessidade de ajuda, com o aparelho fica muito fácil de uma criança pedir ajuda a seus familiares, como por exemplo, a saída da escola, a chamada no celular do pai da criança para vir buscá-lo.
  • Outro benefício do celular é a possibilidade de descobrir onde que ele encontra-se, claro que este dispositivo está disponível apenas aos novos aparelhos.


Malefícios:


  • Para os adolescentes com certeza o benefício de se saber onde que se está é com certeza um dos principais malefícios para eles.
  • Crianças têm controle de gastos? Uma criança pode muito bem ficar ligando do aparelho para seus colegas e amigos sem saber o quanto está gastando, claro que com um plano pré-pago este problema estaria “sanado” ou não? A cada recarga a criança pode vir gastar ela por dia, e pode vir a não ter créditos necessários quando precisar falar.
  • O enfoque no “brincar” com o celular pode ser malefício na escola, os pais devem sempre orientar seus filhos que hora de estudar é hora de estudar, e devem orientar que o celular é um meio de comunicação.

Com estes benefícios e malefícios, minha opinião é que uma criança poderia sim ter um celular para contar seus pais. Isto manteria os pais mais conscientes de onde seu filho está.

A LG lançou em dezembro de 2005 um celular para crianças. Com apenas quatro botões, o Mingo liga para números pré-determinados – como os da família – e tem um botão de emergência.

As dimensões do LG Mingo são diminutas como as de seu público alvo. Acho que um aparelho destes estaria perfeito para qualquer criança, afinal o motivo de ser criança é aproveitar esta etapa e deixar para ser adulto quando a idade for apropriada.