O Moovit não é um aplicativo recente, mas infelizmente muitos ainda não o conhecem e o motivo não é falta de investimento. Lançado no ano de 2012 pela startup israelense Tranzmate, o aplicativo de mobilidade urbana já está presente em 92 países e em mais de 2900 cidades. O app está disponível atualmente para as plataformas Android, iOS e via web (acesso através da utilização de um navegador qualquer).

Para se ter uma ideia do tamanho da base de usuários da plataforma focada no transporte de pessoas, o Moovit já possui aproximadamente 520 milhões de utilizadores. Seus clientes têm acesso a informações sobre estações e linhas de metrô, ônibus e bicicletas, podendo escolher se irá utilizar somente um deles no trajeto escolhido ou o conjunto (transporte intermodal ou multimodal).

Mobilidade com mais eficiência e praticidade

O Moovit permite que a pessoa escolha o destino que deseja chegar através de um endereço ou um ponto no mapa, onde a pessoa definirá manualmente. Além disso, o sistema de busca de endereços do aplicativo é inteligente e dá sugestões de possíveis endereços que o usuário esteja procurando.

Menu principal do app Moovit
Menu principal do app Moovit

Após a escolha do destino desejado, aparecerá uma tela com as opções de transporte possíveis, utilizando ônibus, metrô ou bicicleta, dependendo do que o usuário optar nos ajustes do filtro do app (falaremos mais a frente em detalhes sobre). Caso a pessoa queira que o resultado seja dado com base em um ponto de partida diferente, basta alterar o campo do ponto de partida com o endereço desejado ou determinar manualmente de onde se deseja sair no mapa.

Resultado com sugestões de rotas de acordo com o destino escolhido
Resultado com sugestões de rotas de acordo com o destino escolhido

O aplicativo é capaz de informar o tempo total da viagem, quantos metros a pessoa terá de caminhar para chegar até as estações de ônibus ou metrô e até mesmo o tempo estimado de cada caminhada realizada. Caso a pessoa opte por andar de bicicleta, ele informará o tempo estimado do percurso, a distância que será percorrida e se o trecho contém alguma ciclovia.

Como se não bastasse, a plataforma de mobilidade urbana informa ao usuário mais de uma rota com diferentes linhas de ônibus ou metrô, com horário de saída e chegada previsto para cada uma. Dessa forma, é possível ter mais liberdade de escolha para se viajar com mais conforto.

Tempo real

Uma funcionalidade interessante, disponível em algumas linhas de transporte publico em alguns municípios, é o tempo real. Através de uma parceria com o sistema de transporte da cidade, utilizando-se de GPS nos veículos, o aplicativo oferece em tempo real o tempo que falta para o ônibus ou metrô chegarem à estação ou ao ponto. Dessa forma, é possível saber com precisão quando o meio de transporte irá passar e se programar de acordo com as atividades que se está realizando no momento.

Filtros e opções

O Moovit tem implementado um sistema de filtros para que o resultado de rotas se encaixe da melhor forma possível ao que o usuário deseja. É possível selecionar o tipo de rota que você deseja ou o tipo de transporte utilizado.

Nos tipos de rota, a pessoa poderá optar por uma rota que seja mais rápida ou que tenha menos caminhadas (caminhar distâncias mais curtas) ou que tenha menos trocas (entre um mesmo transporte ou entre transportes diferentes).

Nos tipos de transporte, você poderá ativar e desativar buscas para ônibus, metrô e bicicleta.

Filtros de busca para tornar mais eficiente a busca
Filtros de busca para tornar mais eficiente a busca

Há também a opção de escolher para que o app faça buscas considerando o horário de saída ou de chegada desejado pelo usuário ou simplesmente optar por informar que está "saindo agora". Caso você esteja saindo tarde do local e sabe que o fim do horário de circulação dos veículos do sistema de transporte publico está próximo, é possível também escolher a opção "últimas linhas para hoje".

Alertas sonoros e notificações por push

Para que o usuário não precise retirar o smartphone a toda hora do bolso, o Moovit possuí alertas sonoros que avisarão quando o ponto de chegada estiver próximo.

Ao mesmo tempo, para que a pessoa não fique perdida e não precise entrar a toda hora no aplicativo, há notificações por push que informam o tempo que falta para a chegada, as instruções que devem ser seguidas após o desembarque e qual ônibus ou metrô está sendo utilizado.

Notícias diárias sobre qualquer alteração no itinerário

Como o aplicativo sempre procura fazer parceria com o sistema de transporte do município em que será implantado, ele tem acesso às mudanças de itinerário do sistema de ônibus ou metrô. Dessa forma, é possível avisar ao usuário sobre alguma mudança mesmo que ele não escolha para seguir a rota que será influenciada pela alteração feita nas linhas do transporte.

Alertas das operadores sbre modificações no transporte
Alertas das operadores sbre modificações no transporte

Estações e linhas favoritas

Caso o usuário sempre utilize ou tenha preferência por uma linha ou estação em específico, é possível colocá-las nos "favoritos". Isto fará com que seja mais fácil de localizar informações acerca delas e influenciará no resultado das buscas (o aplicativo irá procurar incluir a linha ou estação favorita nas rotas sugeridas).

Lista de estações favoritas
Lista de estações favoritas

Cidades inteligentes (smart cities) e o Moovit

Uma das propostas do app é tornar o transporte inteligente, onde uma pessoa tenha a liberdade de ir e vir com mais eficiência. Isso trará futuramente grandes mudanças na maneira como os veículos fluem pela cidade, diminuindo engarrafamentos e aumentando a mobilidade da população nas cidades.

Essas transformações fazem parte de um dos pontos que analisam para tornar uma cidade inteligente, os meios de transporte aliado a mobilidade das pessoas no meio urbano.

Desenvolvimento coletivo do aplicativo (comunidade)

Este é um ponto bem interessante que os desenvolvedores do aplicativo decidiram implementar desde o início para que os usuários possam colaborar com o desenvolvimento do mesmo e ajudar a todos (equipe responsável pelo Moovit e utilizadores do app).

O Moovit permite que o usuário tire fotos das estações para ajudar na localização dos utilizadores, dá a possibilidade de descrever alguma avaria em algum veículo ou estação, permite que reporte atrasos em determinada linha de ônibus ou metrô, e muito mais. Entretanto não é esse o ponto principal da colaboração dos usuários para com o app, a real participação é a possibilidade de editar no app linhas, estações e pontos do transporte público disponível no município. Ou seja, se algum usuário quiser e se esforçar, ele pode trazer o suporte do aplicativo para a sua cidade (claro que a edição realizada passará por aprovação da equipe do Moovit).

É interessante apontar que por conta desta funcionalidade, o Brasil está entre os países com maior número de cidades que possuem suporte do Moovit, com incríveis 137 municípios cadastrados até o momento. Para efeito de comparação, os EUA estão atualmente com 173 cidades registradas no aplicativo.

Confira abaixo a lista de cidades contempladas pelo Moovit no Brasil:

  1. Anápolis
  2. Angra dos Reis
  3. Apucarana
  4. Aracaju
  5. Araçatuba
  6. Araraquara e Região
  7. Araxá
  8. Bagé
  9. Barretos
  10. Bauru
  11. Belém e Região
  12. Belo Horizonte e Região
  13. Blumenau
  14. Boa Vista
  15. Brasília e Entorno do DF
  16. Caldas Novas e Região
  17. Campina Grande
  18. Campinas e Região
  19. Campo Belo
  20. Campo Grande
  21. Caraguatatuba
  22. Cascavel
  23. Cataguases
  24. Catalão
  25. Catanduva
  26. Caxias do Sul e Serra Gaúcha
  27. Chapecó
  28. Cianorte
  29. Conselheiro Lafaiete e Região
  30. Corumbá
  31. Criciúma e Tubarão
  32. Cruzeiro do Sul
  33. Cuiabá
  34. Curitiba e Região
  35. Curitibanos
  36. Curvelo
  37. Diamantina
  38. Divinópolis e Região
  39. Dourados
  40. Fernando de Noronha
  41. Florianópolis e Região
  42. Fortaleza e Região
  43. Foz do Iguaçu
  44. Franca
  45. Garanhuns
  46. Goiânia e Região
  47. Governador Valadares e Região
  48. Guarapuava
  49. Imperatriz
  50. Ipatinga e Região
  51. Irati
  52. Itabira
  53. Itabuna
  54. Itajaí e Região
  55. Ituiutaba
  56. Jaraguá do Sul
  57. João Pessoa
  58. Joinville
  59. Juazeiro do Norte e Região
  60. Juiz de Fora
  61. Jundiaí
  62. Lages
  63. Lajeado, Estrela e Teutônia
  64. Londrina
  65. Macaé
  66. Macapá
  67. Maceió
  68. Mafra e Rio Negro
  69. Manaus
  70. Marília
  71. Maringá e Região
  72. Monte Carmelo
  73. Montes Claros
  74. Mossoró
  75. Natal e Região
  76. Osório e Litoral Norte Gaúcho
  77. Ourinhos
  78. Ouro Preto e Região
  79. Palmas
  80. Paracatu
  81. Parnaíba
  82. Passo Fundo
  83. Passos
  84. Patos
  85. Patos de Minas
  86. Patrocínio
  87. Pelotas e Rio Grande
  88. Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Araras e Leme
  89. Poços de Caldas
  90. Ponta Grossa
  91. Porto Alegre e Região
  92. Porto Ferreira
  93. Porto Seguro
  94. Porto Velho
  95. Praia Grande e Região
  96. Recife e Região
  97. Ribeirão Preto
  98. Rio Branco
  99. Rio de Janeiro e Região
  100. Rondonópolis
  101. Salinas
  102. Salvador
  103. Santa Cruz do Sul
  104. Santa Maria
  105. Santa Rita do Sapucaí
  106. Santarém
  107. Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Bertioga
  108. São Carlos
  109. São Francisco do Sul
  110. São Gabriel do Oeste
  111. São João del Rei
  112. São José do Rio Preto
  113. São José dos Campos
  114. São Lourenço
  115. São Luís
  116. São Mateus
  117. São Paulo e Região
  118. Sorocaba e Região
  119. Taubaté e Região
  120. Telêmaco Borba
  121. Teófilo Otoni
  122. Teresina
  123. Toledo
  124. Três Lagoas
  125. Tucuruí
  126. Ubá
  127. Ubatuba
  128. Uberaba
  129. Uberlândia
  130. Uruguaiana
  131. Varginha e Três Pontas
  132. Viçosa
  133. Videira e Fraiburgo
  134. Vitória
  135. Vitória da Conquista
  136. Volta Redonda, Barra Mansa e Região
  137. Votuporanga

Fonte: Moovit