O aplicativo Google Phone para ligações telefônicas recebeu uma atualização que traz consigo a filtragem de ligações automáticas, as quais são realizadas por robôs. Mas de que maneira isso ocorre? Assim que o aplicativo receber uma ligação e identifica como sendo spam, o aparelho do usuário não tocará e ele não receberá uma notificação de ligação perdida.

Entretanto, as ligações filtradas permanecerão listadas no histórico de ligações recebidas. Através das configurações do Google Phone, os aplicativos que estiverem em versões mais recentes poderão ter a proteção de spam ligada ou então desligada.

Com isso, ao que tudo indica, o Google está realmente preocupado com a quantidade de spam que os usuários do Android vêm recebendo e para cessar com a frequência de ligações indesejadas, a companhia traz essa novidade.

No Brasil, o Google Phone é chamado de "Telefone" e recebeu a atualização, a partir de agora ele consegue identificar de maneira automática ligações de spam e assim impedir que atrapalhem ou perturbem o usuário.

Como já mencionado anteriormente, quando recebida a chamada, a mesma é encaminhada para a caixa postal do dispositivo. Vale ressaltar que o aparelho não vai tocar quando uma chamada for identificada como spam, as ligações somente permanecem salvas no histórico.

Ao que tudo indica, os aparelhos da linha Pixel e smartphones que possuem instalado o Android One já estariam com a novidade funcionando. Contudo, nem todos os dispositivos estão liberados para usufruírem desta funcionalidade do aplicativo do Google, isso porque muitas fabricantes optam por oferecer seus próprios sistemas de ligações.

É preciso habilitar os recursos
É preciso habilitar os recursos

De qualquer maneira, para impedir que as chamadas consideradas spam toquem no aparelho, o usuário precisa acionar o bloqueio de spam, ou seja, habilitar os recursos. Para isso, basta abrir o aplicativo do Google e em seguida, selecionar as configurações nos três pontinhos, após ativar a opção "ID do chamador e spam", de acordo com informações da página de suporte do Google.

Além disso, o usuário ainda pode habilitar a opção "Filtrar ligações spam", para filtrar as ligações suspeitas.

Fonte: The Verge