Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um aplicativo que ajuda a combater a depressão, chamado Deprexis. Ele funciona de forma interativa, avaliando o usuário e mostrando o que ele sente durante toda a semana por 90 dias. Também são sugeridas soluções baseadas em terapia cognitivo-comportamental.

Esta ferramenta chegou ao Brasil agora, no final do mês de junho, na cidade de Gramado (RS), e antes disso estava disponível apenas na Europa. O objetivo maior é dar auxílio contra a depressão diagnosticada por um médico, e não substituir as consultas, pois é necessário incluir o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico, e ainda, pagar uma taxa de R$ 990 por três meses de uso.


Ele funciona como um tratamento aplicado que trabalha juntamente de outras terapias, e como pode acompanhar o paciente, tem redução comprovada dos sintomas da doença. Essa comprovação veio de um estudo feito recentemente que mostrou que a terapia aliada ao programa interativo pode ser mais eficaz. Na pesquisa está posto:

"Não observamos nenhum efeito colateral negativo no formato misturado [psicoterapia e ferramenta on-line] (…) Este estudo oferece a primeira evidência que o uso de um programa baseado na internet como uma ferramenta adjunta na psicoterapia regular poderia ser uma opção promissora a ser considerada nos futuros tratamentos contra a depressão."

A orientação de uso é de uma a duas vezes por semana, por pelo menos 30 minutos, durante os 90 dias em que o app está à disposição. O bacana é que a ferramenta estará ali por 24 horas, ajudando mesmo nos momentos em que o paciente não pode ver o médico.

Você poderá fazer a compra do app direto no site, caso seu médico aprove o uso. Mas para aqueles que não consultam um médico e quer saber como funciona, há uma experiência gratuita na versão de teste.

Fonte: Gazeta do Povo