Eu sei que é clichê lançar artigos que queiram motivar, animar e encorajar os leitores para encarar a rotina de trabalho estressante que teremos pela frente, mas assim como quero para mim, também quero que você tenha esse ânimo depois das festas de fim de ano. Para pegar no tranco e acelerar nossa concentração e objetividade, separei alguns apps que ajudam a organizar nossa vida profissional e de quebra, dão um pouco mais de tranquilidade para aproveitar os momentos de descanso.

Mas antes de começar, queria deixar claro que esta é uma lista baseada nas experiências deste que vos escreve e também em pesquisa pela Playstore, portanto, você é mais que bem-vindo para contribuir com suas sugestões nos comentários, fechado?

Comunicação

Um bom trabalho em equipe depende da comunicação entre os colegas, confere? Tanto a loja do Google, como a da Apple, estão cheias de aplicativos de comunicação. Alguns são utilizados para um papo informal entre amigos e outros de forma profissional.

Whatsapp

Tá achando que é brincadeira, não é? "Whatsapp para trabalhar e manter o foco?" Sim. Embora o Whatsapp seja atualmente o maior reunidor de conversa fiada da nossa vida, se organizar direitinho todo mundo…trabalha. Basta você filtrar a real importância de sua presença naquele grupo dos colegas da turma de formandos de 2004. Caso não seja importante, não é pecado deixar de participar.

É só sair pra deixar o app menos caótico
É só sair pra deixar o app menos caótico

Absolutamente TODO MUNDO está no Whatsapp, então fica fácil entrar em contato com um cliente, colaborador ou contato comercial pelo mensageiro.

Download

Telegram

O Telegram oferece algumas funções diferenciadas do Whatsapp, entre as principais está a de servir como alternativa quando o Whatsapp fica fora do ar. Bem menos utilizado e congestionado, este serviço pode ser o local indicado para manter grupos de trabalho e estudo e, assim, separar o lazer do dever.

Download

Slack

Agora sim, voltado mais para o corporativo, o Slack oferece um serviço de comunicação direcionado ao trabalho. Dá para organizar o fluxo de desenvolvimento de um projeto, acompanhar os passos, delegar tarefas, conversar de forma privada entre os colaboradores e outras funções.

Bom também de pesquisar por palavras-chave
Bom também de pesquisar por palavras-chave

O aplicativo não possui versão em português, mas é utilizado por muitas empresas brasileiras e possui entre 5 e 10 milhões de downloads na Playstore.

Download

Organização

Mais do que se comunicar, organizar suas tarefas e compromissos é crucial para obter um bom desempenho profissional. Para isso, listo alguns aplicativos indispensáveis para manter o foco e acelerar o processo de produção do seu trabalho. Ps: tem aplicativo nesta lista que não utilizava até fazer a pesquisa deste artigo.

Trello

Uma ferramenta muito interessante para organizar estruturas de desenvolvimento de tarefas colaborativas (que bela frase), ou traduzindo, um organizador de trabalho em equipe. Em um caso real, quando produzimos os ONCast do Oficina da Net, utilizamos o Trello para discutir pautas, organizar as gravações, delegar as atribuições e pesquisas, edição e data de publicação.

Olha aí
Olha aí

Espero utilizar a ferramenta novamente este ano...se é que você me entende.

Download

Any.do

Vou sugerir também alguns apps para gerenciar atividades do dia a dia, a fim de que você liste os afazeres e os conclua dentro do prazo. Começo pelo Any.do, tido como um dos melhores do segmento, você cria listas, alertas de ligações, agenda e o aplicativo te lembra de tudo.

Muita gente usa o Any.do
Muita gente usa o Any.do

O design é clean e objetivo. Vale a pena conferir.

Download

TickTick

Outro bom aplicativo para organizar afazeres do dia a dia. As funções deste app são muito parecidas com os outros exemplos; coloco justamente mais opções para que você teste e escolha a que melhor se encaixa.

TickTick me parece muito promissor.
TickTick me parece muito promissor.

Download

Evernote

Um dos mais utilizados e conhecidos aplicativos para lembretes e organização de tarefas pessoais/profissionais é o Evernote. Ele possui uma versão paga com mais funções, mas as básicas já dão uma dimensão de sua utilidade.

Conhecidíssimo Evernote, talvez o app mais usado do segmento
Conhecidíssimo Evernote, talvez o app mais usado do segmento

Download

Google Keep

O meu app preferido para guardar notas, fazer lista de compras, contas à pagar e tantos outros lembretes que esqueço com frequência. O sistema é absolutamente integrado com o Google, ou seja, estará sempre conectado.

Mas eu fico com o Google Keep
Mas eu fico com o Google Keep

Download

Google Drive

Se o Keep guarda notas e lembretes rápidos, o Google Drive é aquela gaveta onde cabem todos os outros arquivos que você movimenta no dia a dia, seja para arquivo pessoal ou profissional. É só organizar pastas, trocar as cores, compartilhar com amigos e colegas, e pronto. Fica tudo armazenado em nuvem, sem ocupar o espaço precioso de nossos smartphones, tablets ou PCs.

Aqui no Oficina da Net a gente já abordou especificamente as funcionalidades do Google Drive. Vale a leitura.

Download

Gerenciamento

Gerenciador de Páginas - Facebook

Muitas vezes passei mais de 15 minutos vendo a timeline do Facebook, quando na verdade só queria usar o Messenger para algum contato. O mesmo pode ocorrer se você precisa administrar a página do seu negócio. Com o Gerenciador de Páginas você pula direto a parte ‘inútil’ e se mantém informado dos comentários, perguntas e interações dentro das páginas sob sua responsabilidade.

Administrando as páginas do Facebook direto do celular e sem complicações
Administrando as páginas do Facebook direto do celular e sem complicações

Download

Save My Time

Um aplicativo que analisa, com sua ajuda, quanto tempo é gasto por dia com diversas atividades como Trabalho, Lazer, Em Transporte, Dormindo, Comendo, Tocando Cavaquinho e outras atividades que você pode criar.

Estou gostando de analisar meu tempo de trabalho e lazer com o Save my time
Estou gostando de analisar meu tempo de trabalho e lazer com o Save my time

O aplicativo gera gráficos com os dados recolhidos sempre que você pega o celular para olhar as notificações e questiona o que você esteve fazendo no período antes da última passada pelo telefone. Embora seja um pouco chato informar o que estava fazendo toda vez, só assim o aplicativo saberá o que você aprontou.

Download

Smarter Time

Da mesma forma, com o Smarter Time, você registra atividades não automáticas e o próprio app pega os momentos que você passou no Instagram, em trânsito, localização e outras formas para criar uma timeline de suas atividades diárias; com o relatório completo, é possível saber onde você tem desperdiçado maior parte do tempo.

O Smarter Time é muito bonito também
O Smarter Time é muito bonito também

Download

Pocket

Se no momento entre as tarefas do dia a dia você encontrou um artigo interessante para ler, mas não dará conta no tempo de folga, a melhor opção para reunir material para visualizar depois é o Pocket. É bem verdade que ele pode se tornar apenas um arquivo que nunca será visualizado (má experiência de minha parte), mas como já disse antes, se organizar, dá certo.

O Pocket é um companheiro legal para memontos de espera na fila, aeroporto ou quando está de boa em casa
O Pocket é um companheiro legal para memontos de espera na fila, aeroporto ou quando está de boa em casa

Como se não bastasse, o próprio Pocket te dá sugestões de leitura baseado nos itens que você guardou recentemente.

Download

Strict Workflow (Para Chrome)

Já ouviu falar no método Pomodoro? Trata-se de um método de concentração que utiliza um determinado tempo de foco total nas atividades do dia, separado por pequenos períodos de descanso. Pois bem, o Strict Workflow é uma extensão para Google Chrome que eleva o método pomodoro para o nível de: bloquear determinadas páginas do navegador durante o período de concentração.

Nada de procrastinar durante o pomodoro
Nada de procrastinar durante o pomodoro

O mais legal é que depois que estiver ativado o momento do foco, você pode até espernear e gritar, não há como desativar ou pausar. Gostei e estou usando enquanto escrevo este artigo.

Link da extensão na Chrome Store

E aí, dá para melhorar o rendimento diário com os aplicativos citados acima? Você faz uso de algum ou tem outra dica para passar? Os comentários estão aí para isso.

Se este artigo lhe foi útil, ajude compartilhando nas redes sociais. Um abraço.