A Apple aparentemente abortou seus planos de lançar um carro elétrico. A informação vem através de fontes não identificadas do site Bloomberg, onde é dito que a Apple declarou hoje para os membros de sua equipe sobre os planos relacionados ao projeto do carro elétrico que estava sendo desenvolvido pela empresa. Se a informação estiver correta e for confimada mais tarde, o "Apple Car" não deve ver a luz do dia.

Densevolvimento do carro elétrico da Apple foi cancelado, diz relatório

Carro elétrico da Apple tem seu desenvolvimento cancelado pela empresa. Fonte: iclarified
Carro elétrico da Apple tem seu desenvolvimento cancelado pela empresa. Fonte: iclarified

De acordo com o site Bloomberg, a Apple contava com uma equipe de 2.000 funcionários para o projeto do carro elétrico. Segundo a história que foi contada, o diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e o vice-presidente da Apple responsável pelo projeto, Kevin Lynch, informaram sobre o cancelamento do desenvolvimento do veículo recentemente.

Algumas das pessoas envolvidas no trabalho do carro elétrico da Apple foram transferidas para a divisão de IA generativa da empresa, de acordo com o relatório do Bloomberg. Já outros, serão demitidos, embora não tenha sido informado sobre quantos colaboradores irão sair da Apple.

É importante lembrar que até hoje a Apple não comunicou oficialmente que está desenvolvendo um carro. Mas há muitos anos vem surgindo rumores a respeito do assunto.

As especulações apontavam não só para o desenvolvimento de um veículo elétrico, mas autônomo tambem. Em 2016, houve boatos de que a Apple reduziu a equipe responsável pelo projeto, retirando vários executivos que gerenciavam a divisão na empresa.

No início deste ano, um ex-engenheiro da Apple, Xiaolang Zhan, foi condenado a 120 dias de prisão na Califórnia por roubar informações sobre o projeto do carro da Apple para enviá-lo a uma empresa chinesa de automóveis autônomos.

Antes deste último relatório do dia 27 de fevereiro, o Bloomberg chegou a dizer que a Apple decidiu não desenvolver um veículo totalmente independente, que não precisasse de um motorista, mudando o objetivo. Aparentemente, os planos da companhia eram desenvolver um carro elétrico e lançá-lo em 2028.