O álbum de fotos compartilhadas (Photo Stream) do iPhone, iPad e Mac está sendo encerrado. A informação vem do site britânico Independent, onde é dito que o serviço de armazenamento de imagens compartilhado criado para dispositivos Apple será encerrado no dia 26 de julho de 2023. Consequentemente, os usuários deverão salvar todas as imagens armazenadas no "Photo Stream" para não perder seus conteúdos.

Photo Stream: Serviço de armazenamento da Apple será encerrado

Photo Stream, serviço de armazenamento de fotos gratuito da Apple, será encerrado.
Photo Stream, serviço de armazenamento de fotos gratuito da Apple, será encerrado.

O Google anunciou na semana passada, o encerramento do TakeOut, aplicativo que permitia baixar fotos de serviços da empresa, como Blogger, Google Fotos e assim por diante. Já no caso da Apple, o serviço de armazenamento de fotos e vídeos "Photo Stream" foi criado para facilitar o compartilhamento de arquivos de mídia entre dispositivos Apple. Embora tenha sido decidido encerrar a plataforma, as imagens não serão removidas dos dispositivos responsáveis pelas fotos ou filmagens, pois os arquivos locais serão mantidos. Somente os dados armazenados na "nuvem" (servidores da Apple) serão deletados no dia 26 de julho deste ano.

O serviço de armazenamento de imagens na nuvem da Apple permitia que os usuários de iPhone fizessem o upload das últimas 1000 fotos tiradas pelo celular nos últimos 30 dias. A plataforma era gratuita e permitia que as pessoas fizessem o download destas imagens para seus computadores de forma automática. Entretanto, a empresa começou a oferecer um serviço chamado iCloud Photos, onde é possível salvar fotos automaticamente e mantê-las na nuvem, possibilitando o acesso de qualquer dispositivo à plataforma.

Caso você já utilize o iCloud Photos, não haverá problemas quando o "Photo Stream" for cancelado, pois todas as suas fotos e vídeos do iPhone já estarão armazenadas na nuvem do novo serviço de armazenamento da Apple.