O Windows 11 pode ser utilizado em Macs com processadores Apple Silicon, que utilizam arquitetura ARM. A Microsoft aprovou formalmente a novidade em seu artigo de suporte, onde a empresa cita o uso do Parallels Desktop 18 para executar as versões do Windows 11 Pro e Enterprise para processadores ARM em Macs que possuam os processadores M1 e M2.

O Parallels Desktop for Mac é um programa de virtualização para os computadores da Apple que emula um hardware utilizando a tecnologia hypervisor, que mapeia os recursos de hardware dos Macs e direciona para os recursos da máquina virtual (VM ou Virtual Machine). Com isso, é possível utilizar outro sistema operacional quase que de forma idêntica a um computador comum com Windows, por exemplo.

Windows 11 pode ser instalado em Macs com M1 e M1 via Parallels Desktop

Parallels permite que o Windows 11 possa ser executado em Macs com M1 e M2. Fonte: Oficina da Net
Parallels permite que o Windows 11 possa ser executado em Macs com M1 e M2. Fonte: Oficina da Net

Embora seja uma boa notícia para os usuários de Macs que precisam do Windows para alguma aplicação, há algumas limitações ao utilizar o software de virtualização Parallels Desktop 18. A primeira delas é que não é possível rodar aplicativos ARM de 32 bits, pois a Microsoft está acabando com o software de 32 bits em todas as compilações do Windows ARM.

Além do problema de apps 32 bits, saiba que também não será possível utilizar outra camada de virtualização como nos computadores com Windows, ou seja, não tem como rodar apps Android, que dependem do WSA (Windows Subsystem for Android). Por último, infelizmente não é possível rodar alguns jogos, pois qualquer um que exija DirectX 12 ou OpenGL 3.3 não irá funcionar.

O que mudou de dois anos para cá no Parallels Desktop?

Anteriormente, para instalar e executar o Windows 11 em Macs com processadores Apple Silicon, era necessário utilizar uma versão do sistema operacional disponibilizada nos canais do programa Windows Insider. Agora, com o Parallels Desktop 18, não é mais necessário se inscrever no programa de testes do sistema operacional da Microsoft, facilitando consideravelmente a instalação do Windows 11 em Macs.

Licenciamento do Windows 11 em Macs

Segundo o site TheVerge, ainda não se sabe como a Microsoft alterou o licenciamento do Windows 11 para Macs. Até o momento, a empresa licenciou versões ARM do Windows diretamente para fornecedores de PC. Já a Parallels informa que o usuário pode comprar uma licença individual do Windows 11 Pro. Entretanto, isso provavelmente não irá satisfazer os usuários que querem o suporte nativo ao Windows, como se tinha em Macs com processadores Intel que executavam o Boot Camp da Apple.