Um novo sistema operacional de computador é sempre difícil de navegar, e o macOS não é diferente. A maioria dos novos usuários de Mac precisa desaprender hábitos de seus computadores anteriores (que normalmente executavam o Windows) e reaprender a executar tarefas no macOS.

Embora geralmente seja fácil se ajustar ao macOS, ainda há muitos problemas que um novo usuário encontrará. A maioria deles decorre da disparidade no design e das diferenças fundamentais de hardware.

Diante disso, descrevemos a seguir, alguns dos desafios mais populares que os novos usuários encontram e como você pode resolvê-los.

7 dicas que todo novo usuário do sistema macOS precisa conhecer

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira dicas importantes antes de começar a usar o sistema macOS:

1. Criar e iniciar sessão num ID Apple

É necessário ter um ID Apple para poder aproveitar os recursos de continuidade da Apple em todos os seus dispositivos Apple. Além disso, você precisará de um ID se desejar baixar aplicativos da App Store ou usar o iCloud.

Em geral, muitos usuários de Mac perdem todos os recursos ao negligenciar a criação ou login em um ID Apple em seu Mac. O mais comum, é iniciar a sessão e criar o seu ID Apple assim que configurar o Mac.

Por outro lado, se você deixar para depois, veja como criar um seu ID Apple:

  1. No canto superior esquerdo, toque no logotipo da Apple (Maçã);
  2. Em seguida, abra os Ajustes do Sistema;
  3. No lado esquerdo do painel, você encontrará a opção "Entrar com seu ID Apple" na parte superior da lista;
  4. Logo após, se você tiver um ID Apple, digite seu e-mail na caixa de entrada, clique em Avançar e siga as instruções;
  5. Depois, se você não tiver um ID Apple, clique em Criar ID Apple no canto inferior esquerdo e siga as instruções para criar um.

2. Instalar aplicativos fora da App Store

A Mac App Store é o lugar mais seguro para baixar aplicativos. Entretanto, nem todos os aplicativos populares estão disponíveis lá. Por exemplo, se você quiser usar o Google Chrome, é necessário baixá-lo do site do Chrome ao invés da App Store. Mas instalar aplicativos que você obteve de diferentes sites nem sempre é tão simples em um Mac.

Por padrão, seu Mac só permite que você abra aplicativos que você baixou da App Store e desenvolvedores identificados. Ao instalar um aplicativo de desenvolvedores não identificados, você será bloqueado por um aviso de que o aplicativo "não pode ser aberto porque o desenvolvedor não pode ser verificado". Felizmente, você ainda pode ativar a instalação do aplicativo seguindo estas etapas:

  1. Clique no logotipo da Apple na barra de menus no canto superior esquerdo;
  2. Em seguida, vá para Ajustes do sistema;
  3. Logo após, selecione Privacidade e Segurança e role para baixo até Segurança;
  4. Por fim, escolha Abrir mesmo assim.

3. Trackpad diferente

Uma das principais mudanças e dificuldades que um novo usuário do MacBook pode ter, é a adaptação ao trackpad. Você pode achar que ele rola na direção errada ou não clica quando você toca nele. Felizmente, é fácil ajustar as configurações do trackpad para que ele funcione ao seu gosto.

Atualmente, você pode mudar 4 configurações do trackpad:

  • Toque para clicar: Habilite para clicar tocando no trackpad;
  • Rolagem natural: Alterne para mudar a direção em que o trackpad rola;
  • Clique secundário: Use esta opção para ativar uma função de "clique com o botão direito do mouse";
  • Deslize entre as páginas: Desative isso se você continuar voltando uma página acidentalmente.

Para acessar essas configurações, siga este passo a passo:

  1. Clique no logotipo da Apple na barra de menus no canto superior esquerdo;
  2. Em seguida, vá para Ajustes do sistema;
  3. Depois, role para baixo até a seção inferior do painel esquerdo e clique em Trackpad;
  4. Na aba Cursor e Clique, aqui você pode ativar Toque para clicar (isso permite que você clique com um toque no trackpad, ao invés de dois);
  5. Nessa guia, você também deve alterar as configurações de Clique Secundário e escolher o Canto Inferior Direito mais familiar;
  6. Já na aba Rolagem e Zoom, desative a rolagem Natural;
  7. Depois, na aba Mais Gestos, selecione quantos dedos você gostaria de usar para deslizar entre as páginas.

4. Não há botão do Windows

O teclado do Mac não tem um botão do Windows, e isso pode ser um pouco frustrante para os novos usuários de Mac que estão acostumados a usá-lo no Windows. No entanto, ao invés de um botão do Windows, onde você pode procurar aplicativos e qualquer outra coisa em seu notebook, o Mac tem o Spotlight para pesquisa e o Launchpad para visualizar todos os seus aplicativos.

Acesse o Spotlight pressionando Command + Espaço e comece a digitar o termo de pesquisa. O recurso também é ótimo para obter cálculos, conversões e definições rápidas. Você pode até usá-lo para realizar pesquisas na web.

Para ver todos os seus aplicativos juntos em um só lugar, clique no ícone da Barra Inicial (Launchpad) ao lado de Finder no Dock. Ou aperte com quatro dedos no trackpad. Você verá todos os seus aplicativos dispostos em páginas diferentes.

5. Aprender a usar o Finder

Se você vem do Windows, é provável que se sinta perdido sem ter acesso ao Explorador de Arquivos. Felizmente, o macOS tem um aplicativo equivalente para usar: o Finder.

O Finder é aquele rosto azul sorridente que você vê no canto esquerdo mais distante do Dock, e é usado para gerenciar arquivos ou pastas no seu Mac. O Finder e o File Explorer oferecem funções semelhantes para gerenciar os arquivos em seu sistema, mesmo que eles possam parecer diferentes.

Assim como o Explorador de Arquivos, você encontrará suas principais pastas (Área de Trabalho, Downloads, Recentes e assim por diante) no painel esquerdo. Você também pode interagir com arquivos da mesma forma que faria no Explorador de Arquivos.

No entanto, você não encontrará a tela inicial Dispositivos e unidades que você normalmente vê no Explorador de Arquivos do Windows. Ao invés disso, você encontrará essas informações acessando Ajustes do Sistema > Geral > Armazenamento.

6. Tirar screenshots

Tirar capturas de tela no Mac é simples. Ao invés de procurar um botão Print Screen no teclado, no macOS você pode usar atalhos de teclado para fazer uma captura de tela:

  • Command + Shift + 3: Faz uma captura de tela da tela inteira;
  • Command + Shift + 4: Vamos capturar uma parte da tela;
  • Command + Shift + 5: Acesse a ferramenta de recorte integrada, que oferece várias opções para fazer uma captura de tela ou gravar sua tela.

7. Command é o novo Ctrl

Você pode notar que todos os seus atalhos de teclado favoritos, como Ctrl + V ou Ctrl + C, não funcionam em um Mac. Isso porque, a tecla Command (Cmd) em um Mac tem uma função semelhante à tecla Control (Ctrl) em outros computadores.

Portanto, a maioria desses atalhos ainda funcionará se você usar Cmd ao invés de Ctrl. Por exemplo: quer copiar algo? Ao invés de usar Ctrl + C, você vai usar Command + C.

Da mesma forma, você pode notar que não há nenhuma tecla alternativa (Alt) em um Mac. Basta usar a tecla Option para isso.