Um dos maiores benefícios de ter um Mac é a sua versatilidade. Você pode usá-lo para o trabalho, navegar na web e até mesmo jogar jogos. E tudo isso, se deve a todos os recursos que o sistema operacional macOS tem a oferecer.

Quer se trate de utilizar os cantos dos ecrãs como atalhos ou de pesquisar no Mac e na Web em simultâneo com o Spotlight, os computadores Mac têm muitas funcionalidades úteis que tornarão a sua vida cotidiana um pouco mais fácil.

Diante disso confira abaixo, 6 recursos úteis do macOS que podem facilitar ainda mais a sua vida. Continue a leitura para saber mais.

6 recursos úteis do macOS que facilitarão sua vida

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira os recursos úteis do macOS:

1. Central de Controle

Central de controles do macOS.
Central de controles do macOS.

O Central de Controle do Mac é um recurso útil que armazena alguns dos atalhos mais usados. Por exemplo, ele permite que você ligue seu Wi-Fi e Bluetooth e até ajuste o brilho e o som da tela com apenas alguns cliques.

Além disso, assim como você pode usar e personalizar o Centro de Controle no iPhone, você também pode personalizar o Centro de Controle do seu Mac da seguinte forma:

  1. Clique no Menu Apple no canto superior direito da tela;
  2. Vá para Ajustes do Sistema;
  3. No menu do lado esquerdo, role para baixo e selecione Central de Controle.

Você pode rolar para baixo e ver todos os recursos disponíveis. Se você encontrar um que você gosta, você pode ativar Mostrar no Centro de Controle. Quando terminar, você encontrará a Central de Controle no canto superior direito da tela, bem ao lado do relógio, com todos os novos itens que você acabou de adicionar.

2. Organizador Visual

O Organizador Visual / Stage Manager, é um dos recursos mais legais do Ventura do WWDC 2022 da Apple. Esse recurso organiza todos os aplicativos que você tem abertos e deixa o aplicativo que você está usando logo na frente. Você pode alternar rapidamente entre seus aplicativos abertos com o teclado ou apenas clicando na visualização do aplicativo no lado esquerdo da tela.

Para começar a usar o Stage Manager, toque no ícone da Central de Controle (na parte superior direita) e selecione "Organiz. Visual". Ou ainda, abra os Ajustes do Sistema, clique em "Mesa e Dock" e ative "Organizador Visual".

3. Cantos de Acesso Rápido

Cantos de Acesso Rápido
Cantos de Acesso Rápido

Um dos melhores recursos do macOS é definitivamente os Cantos de Acesso Rápido. Esse recurso permite que você adicione ações ou atalhos aos quatro cantos da tela. Para começar a usar os Cantos de Acesso Rápido, você precisa:

  1. Clique no Menu Apple no canto superior direito da tela;
  2. Vá para Ajustes do Sistema;
  3. No menu do lado esquerdo, role para baixo e vá para Mesa e Dock;
  4. Depois, role para baixo até a parte inferior e clique em Cantos de acesso rápido;
  5. Selecione um canto e, em seguida, escolha a ação desejada;
  6. Continue fazendo o mesmo com os outros cantos e, quando terminar, clique em Concluído na parte inferior da janela.

Em seguida, tudo o que você precisa fazer é passar o mouse sobre qualquer canto e o Mac fará o resto.

4. Pesquisa em destaque

Spotlight
Spotlight

A pesquisa do Spotlight é uma das funções mais poderosas do Mac. Em suma, você pode usar a barra de pesquisa e digite o que quiser pesquisar, como mensagens de texto, e-mails, documentos, aplicativos, notas, música, configurações, filmes ou locais.

Além disso, você pode usar a lupa na barra de menu para trazer a pesquisa do Spotlight. Entretanto, este atalho de teclado está na ponta dos dedos: Command + Barra de Espaço. Esse atalho permite que você use rapidamente o Spotlight para pesquisar através do seu computador.

5. Visão dividida

Uma das formas mais fáceis de o Mac ajudar a aumentar a sua produtividade é com o Split View. Esse recurso útil permite que você tenha até dois aplicativos diferentes abertos lado a lado, o que ajuda a evitar distrações.

Para começar a usar o Split View no Mac, primeiro você precisa abrir os dois aplicativos que deseja usar. Em seguida, siga estes passos:

  1. Passe o mouse sobre o botão de tela cheia (o botão verde no canto superior esquerdo da tela);
  2. Clique em Janela de Mosaico à Esquerda do Ecrã ou em Janela de Mosaico à Direita do Ecrã, dependendo do local onde pretende colocar a aplicação;
  3. Selecione o outro aplicativo que você deseja usar no Split View.

E é isso. No início, ambos os aplicativos aparecerão lado a lado e terão o mesmo tamanho. Você pode clicar e arrastar a barra de redimensionamento no meio de ambos os aplicativos e arrastá-la para o lado esquerdo ou direito. Você também pode arrastar uma janela da esquerda para a direita se quiser mudar de lado.

Depois que o trabalho estiver concluído, você poderá sair do Modo de Exibição Dividido movendo o cursor para a parte superior da tela até ver os botões da janela. Em seguida, clique no botão de tela inteira para sair do Split View.

6. Transferência

Como ativar o Handoff.
Como ativar o Handoff.
Uma das vantagens de usar dispositivos Apple é usar recursos como o Handoff. Você pode começar a trabalhar em um aplicativo em um dispositivo, mudar para outro dispositivo Apple e continuar de onde parou sem qualquer problema.

Por exemplo, suponha que você esteja lendo um artigo no seu Mac. Você pode usar o Handoff para continuar lendo o mesmo artigo no seu iPhone sem ter que procurar o artigo ou até mesmo marcá-lo.

Para começar a usar o Handoff, você precisa:

  1. Clique no botão Menu Apple no canto superior esquerdo da tela;
  2. Vá para Ajustes do Sistema;
  3. Clique em Geral no menu do lado esquerdo;
  4. Selecione AirDrop & Handoff;
  5. Ative Permitir transferência entre este Mac e seus dispositivos iCloud.

Agora, sempre que você usar o App Switcher no seu iPhone ou iPad, você verá a opção de abrir um aplicativo que você está usando no seu Mac e vice-versa. Lembre-se de que, para usar o Handoff, você precisará ativar o Bluetooth do Mac.

Para desativar o Handoff no Mac, você só precisa seguir as etapas acima e desativar esse recurso. Ou, você pode simplesmente desligar o Bluetooth.