O iPadOS 16 pode ter seu lançamento atrasado um mês a mais do esperado. Normalmente a Apple tende a lançar novas versões de seus sistemas operacionais com uma cadência regular e o anúncio costuma ocorrer após seu evento anual de hardware que acontece em setembro. Entretanto, de acordo com o site Bloomberg, a empresa pode atrasar o lançamento do sistema operacional para iPads em 1 mês aproximadamente.

De acordo com as informações, o principal motivo para o atraso do lançamento do ipadOS 16 é a ferramenta Stage Manager, desenvolvida para iPads com processador Apple Silicon M1. Essa ferramenta permite que o usuário redimensione as janelas e coloque elas sobrepostas. O entrave deste recurso está nos bugs achados na versão beta do sistema operacional. Nathan Ingraham, do site Engadget, diz:

Em sua forma inacabada, Stage Manager é um pouco áspero. Quando eu estava usando meu iPad com um monitor externo, o sistema travou e me jogou de volta para a tela inicial com frequência, o que obviamente acaba com os ganhos de produtividade. Também existem peculiaridades com aplicativos que se comportam de forma imprevisível ao redimensionar suas janelas.

Lançamento de novos iPads no final de 2022

Vazamentos anteriores disseram que os novos iPads serão lançados pela Apple até o final desse ano, incluindo o modelo mais básico, que ganhará uma porta USB-C e um processador Apple Silicon M2. A decisão de atrasar o lançamento do iPadOS 16 mostra que o lançamento do tablet está próximo.

macOS Ventura

É importante lembrar que o macOS Ventura terá também a ferramenta Stage Manager. No preview do sistema operacional, Devindra Hardawar diz que o recurso foi o destaque da atualização. Acredita-se que o macOS Ventura seja lançado em outubro.