Com a chegada de um novo ano, a Apple está realizando a sua atualização nos seus produtos. Neste mês de janeiro de 2023, a Apple modificou os modelos Mac mini e MacBook Pro e adicionou os tão esperados chips M2 Pro e M2 Max.

Se você quiser atualizar para um Mac com um chip M2 Pro, mas não sabe qual você deve escolher, e qual é o melhor, não se preocupe. Estamos aqui para te ajudar. Abaixo, faremos uma comparação entre o Mac mini e o MacBook Pro de 14 polegadas. Vale ressaltar aqui, que ambos contam com os mesmos chips M2 Pro.

Afinal, qual Mac M2 Pro você deve comprar? Continue lendo para descobrir.

Mac Mini vs MacBook Pro de 14 polegadas

Crédito: Apple
Crédito: Apple

Abaixo, confira os principais comparativos:

1. Design e Portabilidade

Um vislumbre de ambos os dispositivos é suficiente para dizer que há uma enorme diferença de design entre eles. Entretanto, isso acontece porque eles pertencem a duas categorias de produtos diferentes e servem a propósitos diferentes.

Antes de chegarmos à comparação, vamos dar uma olhada nas opções de cores:

  • O MacBook Pro está disponível nas cores cinza espacial e prata;
  • Já o Mac mini tem apenas uma opção prata.

Começando com o MacBook Pro, o tamanho da tela é de 14,2 polegadas, enquanto o dispositivo pesa 1,5 kg. O Mac mini, por outro lado, não tem uma tela (mas pode suportar até três externas) e pesa cerca de 1,2 kg.

A falta de uma tela combinada com um peso mais leve e uma pegada menor aponta para o fato de que o Mac mini é fácil de transportar. Você pode colocá-lo em uma bolsa de viagem, e transportá-lo consigo para onde quiser. Neste sentido, o Macbook Pro pode ser um pouco mais difícil de transportar.

Mas isso significa que ele é mais portátil do que um MacBook Pro? Não. É dito isso, pois o MacBook Pro é um computador funcional. Por outro lado, o Mac Mini é mais compacto, porém, precisa ainda de tela, teclado, e mouse para funcionar: ou seja, você vai precisar de mais espaço na mala. A menos que você já tenha esses itens no lugar onde vai passar, e só falte a CPU (Mac Mini).

2. Desempenho

Como os modelos contam com os chips M2 Pro, não há muito o que discutir aqui. Você tem uma CPU de 10 núcleos, GPU de 16 núcleos e armazenamento SSD de 512 GB para as variantes básicas dos modelos com os chips M2 Pro. Se você quiser o chip completo com uma CPU de 12 núcleos e uma GPU de 19 núcleos em qualquer um desses dispositivos, precisará desembolsar mais dinheiro.

Se você já possui um MacBook Pro, e quer saber de vale a pena atualizar para o novo MacBook Pro com o chip M2 Pro, ai podemos te ajudar: Como a maioria dos notebooks finos, os MacBooks são propensos ao superaquecimento. Logo, isso resulta em uma pequena perda de desempenho, fenômeno conhecido como "limitação térmica".

Diante disso, apesar de ter o mesmo chip M2 Pro, há uma pequena chance de que o MacBook Pro possa ficar aquém de seu potencial de desempenho total devido a restrições térmicas.

3. Conectividade e Portas

O MacBook Pro tem:

  • 3 portas USB-C compatíveis com Thunderbolt 4;
  • 1 porta HDMI;
  • 1 slot para cartões SDXC.

Por outro lado, o Mac mini tem:

  • 4 portas Thunderbolt 4;
  • 1 porta HDMI;
  • 2 portas USB-A adicionais;
  • 1 porta Ethernet.

Entretanto, ele não tem um slot para cartão SDXC. Por isso há um pouco de diferença.Apesar da falta de um slot para cartão SDXC, o Mac mini tem uma ligeira vantagem em termos de seleção de portas, graças à sua porta Ethernet. Você pode até personalizar o Mac mini com uma porta Ethernet de 10 Gigabits para ligações à Internet de alta velocidade.

Afinal, qual é o melhor?

Crédito: Apple
Crédito: Apple

A melhor opção para você, vai depender do que você considera o mais interessante para o seu tipo de uso. Apesar disso, esperamos que o conteúdo acima, tenha te ajudado a decidir.

O MacBook Pro de 14 polegadas é mais caro e pode ser propenso a superaquecimento e desempenho acelerado a longo prazo. E embora o Mac mini não tenha esses problemas, lembre-se de que você está obtendo um computador totalmente funcional pronto para o preço que você paga pelo MacBook.

Quando você adiciona os periféricos para o Mac mini, os custos aumentam, às vezes excedendo o preço do MacBook Pro de 14 polegadas. Então, dependendo do seu orçamento, caso de uso e os periféricos que você já tem, um desses Macs pode ser uma escolha melhor do que o outro.