No último dia 30 de novembro, a Apple liberou o novo iOS 16.2. A atualização, que até então estava disponível apenas na versão beta, agora está chegando aos iPhones de todo mundo. Apesar desse lançamento trazer novidades sobre o sistema, existem muitas pessoas que não conhecem os recursos que o iOS 16.1 possui.

O iOS 16 foi lançado no começo de outubro. Como uma continuação dos novos truques e recursos do iOS 16, o iOS 16.1 traz uma coleção de novos recursos, ajustes e correções para o seu iPhone. E o iOS 16.2 complementa isso.

Se até o momento você ainda não parou para mexer no seu iPhone, e conferir as novidades em recursos do mesmo, não se preocupe. É dito isso, pois vamos te mostrar a seguir, quais os melhores recursos ocultos e mudanças de configuração, que otimizarão seu dispositivo.

iPhone: Recursos surpreendentes do iOS 16 que você precisa conhecer

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira os recursos que você precisa conhecer, que podem fazer a diferença no seu uso diário:

1. Fototeca Compartilhada do iCloud

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Compartilhar fotos com seus amigos e familiares depois de uma noite ou férias pode ser um verdadeiro estresse pelo volume. De olho nisso, a Apple criou a Fototeca Compartilhada do iCloud, na qual você pode compartilhar fotos e vídeos com até 5 pessoas.

Dessa forma, qualquer pessoa que tiver acesso à Fototeca, pode adicionar, editar e até mesmo excluir o conteúdo, presente dentro da biblioteca. Além disso, você pode fazer o upload de fotos, diretamente da câmera do seu iPhone para a biblioteca.

Porém, você não pode participar de duas bibliotecas compartilhadas ao mesmo tempo. E, caso mova fotos da biblioteca pessoal para a biblioteca compartilhada, as fotos não serão duplicadas e só poderão ser encontradas na biblioteca compartilhada.

2. Ilha Dinâmica e Tela de Bloqueio

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

O novo recorte do iPhone 14 Pro e Pro Max abriga um novo sensor de câmera frontal f/1.9 de 12MP com foco automático e um desempenho de 38% melhor com pouca luz.

E mais: ele pode se transformar em diferentes formas para exibir todos os tipos de notificações importantes. Com as Atividades ao Vivo, a Ilha Dinâmica e a tela de bloqueio exibem notificações de aplicativos de terceiros.

3. Apple Fitness Plus sem Apple Watch

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

A partir do iOS 16.1, você não precisa mais de um Apple Watch para acessar o Apple Fitness Plus. Para isso, basta ter um iPhone 8 ou mais recente. Tendo um smartphone recente, você pode acompanhar o seu progresso e objetivos fitness, diretamente a partir do seu smartphone.

4. Atualizações de exibição de bateria

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

Um iPhone XR até os modelos mais recentes agora têm a opção de exibir a porcentagem da bateria no ícone do medidor de bateria. Inclusive, a fonte usada para o ícone de bateria também aumentou de tamanho, e assim, facilita a leitura.

5. Atualizações de papel de parede e tela de bloqueio

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

A Apple deixou um pouco mais simples personalizar o seu papel de parede no iOS 16.1. No menu Ajustes > Papel de parede, a opção de adicionar um novo papel de parede é mais visível. Ou ainda, você tem a opção de usar os papéis de parede existentes. Além disso, ao editar o seu papel de parede a partir da tela de bloqueio, você terá a opção de personalizar sua tela de bloqueio ou a inicial.

6. Configuração de carregamento de energia limpa

Uma nova opção de carregamento de energia limpa foi adicionada à seção Bateria em Ajustes. A configuração pode reduzir o gasto de carbono quando você carrega o seu iPhone.

Com o Carregamento de Energia Limpa ativado, o iPhone carregará quando a eletricidade de menor emissão de carbono estiver disponível. Essa configuração parece estar ativada por padrão, mas você pode desativá-la se quiser, acessando Ajustes > Bateria > Saúde e Carregamento da Bateria e desativando o Carregamento de Energia Limpa.