O mais recente lançamento de software da Apple para o iPhone - iOS 16.1 - foi lançado em 24 de outubro, quase um mês após o lançamento do iOS 16 em setembro. A nova atualização inclui correções de bugs e atualizações de segurança, bem como alguns recursos interessantes, como Atividades ao Vivo e Biblioteca de Fotos Compartilhada do iCloud. A Apple também aproveitou a dica e redesenhou o ícone do medidor de bateria na barra de status.

Embora os grandes recursos do iOS 16 sempre cheguem às manchetes, eles são apenas o começo de tudo o que há de novo no seu iPhone. Depois de se aprofundar nas configurações, há muitos recursos ocultos que podem tornar sua experiência ainda melhor.

Se você quiser dar uma olhada em alguns recursos ocultos que o iOS 16 tem a oferecer, como álbuns de fotos protegidos por senha e senhas Wi-Fi facilmente acessíveis, aqui está o que você precisa saber.

6 recursos ocultos do iOS 16 que você precisa conhecer

Abaixo, confira recursos que provavelmente você não conhece, e que são muito úteis:

1.Emparelhar Nintendo Switch

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

A Apple há muito tempo permite que você emparelhe controles de terceiros, como o PS5 Sony Dual Sense e o Xbox Core Controller, ao seu iPhone e iPad, a fim de que você possa jogar videogames móveis como a biblioteca Apple Arcade, Minecraft e Call of Duty. Agora você pode adicionar outro controle de console a essa lista.

Se você possui um Nintendo Switch, agora você pode emparelhar seus controles Joy-Con com o seu iPhone ou iPad com iOS 16. Para começar, mantenha pressionado o pequeno botão de emparelhamento preto no Joy-Con, até que as luzes verdes comecem a correr para frente e para trás. Isso significa que o dispositivo está no modo de emparelhamento. Em seguida, abra seu iPhone e vá para Ajustes > Bluetooth, e selecione o Joy-Con na lista. Repita este passo com os outros Joy-Con.

2. Álbuns ocultos e excluídos recentemente agora são protegidos por senha

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O álbum oculto no aplicativo Fotos não está oculto, visto que qualquer pessoa pode encontrá-lo facilmente. Isso torna impraticável esconder, de forma adequada, as fotos e os vídeos privados. Embora a Apple tenha a opção de tornar o álbum "invisível", qualquer pessoa com acesso ao seu telefone pode torná-lo visível novamente e ver tudo dentro.

Graças ao iOS 16, agora você pode bloquear o álbum Oculto. Na verdade, você não precisa fazer nada para ativar esse recurso. Se você quiser conferir, inicie o aplicativo Fotos e vá para a guia Álbuns na parte inferior da tela. Se você rolar para baixo, verá um pequeno cadeado ao lado dos álbuns Oculto e Excluído Recentemente. Para ver o conteúdo desses álbuns, você precisará usar o Face ID ou sua senha.

3. Ver e partilhar as senhas Wi-Fi guardadas

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

A Apple permitiu que os usuários do iOS compartilhassem senhas de Wi-Fi por um tempo agora, mas apenas colocando dois dispositivos Apple próximos um do outro. E se esse recurso não funcionasse automaticamente, você não poderia simplesmente buscar a senha nas suas configurações.

Além disso, se você quisesse compartilhar uma senha de Wi-Fi salva com outra pessoa, como um usuário do Android ou alguém em um computador, você tinha que se lembrar da senha. Até agora.

Em Ajustes, vá para Wi-Fi e toque no pequeno ícone de informações à direita da rede para a qual você deseja a senha. Para ver a palavra-passe de rede, toque na seção Senha e, em seguida, utilize o Face ID ou introduza o seu código de acesso para a visualizar.

Em seguida, você pode tocar em Copiar para copiar a senha para a área de transferência e compartilhá-la. Você pode exibir a senha de qualquer rede Wi-Fi à qual já se conectou, desde que esteja conectado a ela no momento ou perto o suficiente para que ela apareça em Minhas Redes.

4. Localizar e remover fotos e vídeos duplicados

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Talvez você tenha salvo a mesma foto várias vezes ou baixado um vídeo mais de uma vez, resultando em duplicatas no seu álbum de fotos. Pode não ser um problema se você tiver armazenamento de sobra, mas se você está ficando sem espaço, agora é possível remover todas as duplicatas facilmente com o iOS 16.

Em Fotos > Álbuns, você verá um novo álbum de Duplicatas em Utilitários. A Apple digitaliza todas as suas fotos e mostra qualquer foto ou vídeo que você salvou mais de uma vez nesse álbum. A partir daí, você pode excluir quaisquer duplicatas ou simplesmente pressionar Mesclar, o que manterá a foto com a mais alta qualidade (e dados relevantes) e, em seguida, mover as outras para a lixeira.

Embora você provavelmente queira passar por cada conjunto de duplicatas, para garantir que elas sejam realmente cópias exatas e não fotos semelhantes, você também pode clicar em Selecionar > Selecionar tudo > mesclar para remover todas as fotos e vídeos que a Apple acha que são duplicatas, tudo de uma só vez.

5. Copiar e colar edições de fotos e vídeos

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Se você usar a ferramenta de editor no aplicativo Fotos, ficará feliz em saber que agora pode copiar e colar edições, incluindo saturação, contraste e brilho, entre fotos. Se você editar uma foto ou vídeo e estiver satisfeito com a aparência, poderá colar essas mesmas edições em qualquer outra foto ou vídeo no rolo da câmera.

Para fazer isso, inicie o aplicativo Fotos e abra uma foto que foi editada em tela cheia. Em seguida, toque no menu de três pontos no canto superior direito e, em seguida, pressione Copiar edições. Essa opção só aparecerá se a foto tiver sido editada no app Fotos, não em qualquer editor de fotos de terceiros.

Finalmente, vá para a foto para a qual você deseja copiar essas edições, toque no menu de três pontos e, em seguida, clique em Colar edições. Depois de um segundo ou mais, você deve ver as edições de fotos aparecerem.

6. Use o Face ID enquanto estiver deitado

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Se você já tentou desbloquear seu iPhone enquanto ele está na vertical, como quando você está deitado de lado, é possível que ele não tenha funcionado. Até então, você precisava colocar seu iPhone na orientação retrato, ou na vertical, para que o Face ID funcione.

Com o iOS 16, você pode finalmente usar o Face ID para desbloquear seu iPhone quando ele estiver na orientação paisagem. No entanto, para que isso funcione, você deve ter um iPhone 13 ou 14 executando o iOS 16.