A App Store terá agora aplicativos não listados e somente com um link fornecido pelo desenvolvedor será possível baixá-los. Porém, mesmo que não seja possível achar esses apps através da busca, é possível localizá-los através do Apple Business Manager e do Apple School Manager.

A ideia por trás de aplicativos não listados é para disponibilizá-los para "públicos limitados", como se os usuários fossem convidados de um evento especial, membros de uma organização, participantes de pesquisas ou grupo de funcionários. É possível tornar um app listado em não listado, basta os desenvolvedores enviarem uma solicitação à Apple.

Apple libera apps não listados na App Store

Segundo a Apple, para disponibilizar apps para download privado somente no Apple Business Manager e no Apple School Manager, os desenvolvedores deverão:

  1. Criar um novo registro de aplicativo na App Store.
  2. Carregar o binário.
  3. Definir o método de distribuição como "Público".

Observação: Os desenvolvedores com aplicativos que já são públicos podem enviar uma solicitação sem etapas adicionais.

Após o desenvolvedor enviar a solicitação, o método de distribuição do app mudará para "Aplicativo não listado" (isso vale para qualquer versão atualizada do aplicativo). Caso o app já esteja disponível na App Store, o link de download do aplicativo não listado permanecerá o mesmo. É importante salientar que a Apple só irá aprovar aqueles aplicativos que já estão na sua versão final, não será aprovado nada que esteja em beta ou em pré-lançamento.

Como será o processo de revisão dos apps não listados?

Infelizmente ainda não temos ideia do quão rigoroso será o processo de revisão de apps não listados da App Store. Porém, segundo o site Ars Technica, estes aplicativos serão selecionados pensando no uso para um público limitado.

Fonte: MacRumors