O dispositivo inteligente mais recente da Apple é o AirTag. Em suma, se trata de um rastreador pequeno em forma de disco, que pode te ajudar a localizar itens extraviados ou roubados com o aplicativo Find My.

Na loja iPlace, é possível encontrar uma tag por cerca de R$ 330 reais, ou quatro por R$ 900. Entretanto, há outras lojas que vendem por menos. Além disso, a Apple vende ainda, separadamente, acessórios, como chaveiros, etiquetas de bagagem e loops, que seguram o dispositivo.

Os AirTags usam a tecnologia de banda ultra-wide e aproveitam a rede de dispositivos existente da Apple, que operam como sinalizadores de fonte coletiva para ligar uns aos outros, de forma a determinar a localização do item desaparecido. Abaixo, confira tudo que você precisa saber, antes de colocar um AirTag em tudo que você possui.

Quais os aparelhos e sistemas operacionais compatíveis com a airtag?

Em suma, os iPhones e os iPads compatíveis com a AirTag podem usar o aplicativo Find My para identificar a localização aproximada de um item desaparecido. No entanto, para rastrear uma AirTag, você deve estar executando o iOS 14.5 ou superior no seu iPhone.

Para utilizar o AirTag, é necessário que seu iPhone ou iPad utiize a versão 14.5 do sistema operacional. (Crédito: Oficina da Net)
Para utilizar o AirTag, é necessário que seu iPhone ou iPad utilize a versão 14.5 do sistema operacional. (Crédito: Oficina da Net)

Ou seja, a AirTag é compatível com o iPhone 6s ou mais, incluindo o iPhone SE de primeira e segunda geração, e a maioria dos iPads. Além disso, a AirTag pode ser usada com o iPadOS 14.5+ em seu tablet.

Mas atenção, para usar o Precision Finding, que pode guiá-lo até o seu dispositivo através de instruções na tela, você precisa de um iPhone 11 ou 12. Esses modelos usam a câmera, ARKit, acelerômetro e giroscópio para uma experiência de descoberta mais "consciente", de acordo com a Apple.

Como configurar AirTags da Apple?

Como configurar meu AirTag. (Crédito: Apple/Reprodução)
Como configurar meu AirTag. (Crédito: Apple/Reprodução)

A configuração é simples. Retire o dispositivo da caixa e retire a guia para ativar o AirTag. Em seguida, segure-o perto do seu dispositivo móvel compatível, o qual detectará o rastreador.

E assim, ele vai solicitar que você o configure, semelhante aos AirPods ou a um dispositivo HomePod. Depois disso, você pode nomear o seu AirTag após o dispositivo que ele estará encarregado de rastrear. O AirTag é então registrado no Apple ID — é isso.

É necessário carregar a AirTag?

Não. De acordo com a Apple, a bateria AirTag dura um ano antes de precisar ser substituída. Em suma, essa notícia é surpreendente, tendo em vista que a bateria não é um dos fortes da Apple.

As AirTags usam uma bateria básica de CR2032, que pode ser comprada em várias lojas online. Para trocar, basta remover a bateria, empurrando para baixo e tirando a placa traseira do AirTag.

As AirTags usam minha localização?

Se você está cético sobre a Apple rastreando sua localização e tem serviços de localização desativados em seus dispositivos, você não poderá usar AirTags. A Apple precisa da sua localização para dizer onde está seu item perdido.

Para ativar o rastreamento do Find My location, abra configurações > Serviços de Privacidade > Localização. Em seguida, gire o interruptor na parte superior da tela para Ligar. Role para baixo para encontrar o "Meu" na sua lista de aplicativos, e certifique-se de que ele está definido para usar o aplicativo.

Como encontro meu AirTag?

Para isso, abra o aplicativo Find My em seu dispositivo Apple para ver a localização do rastreador em um mapa. Você pode usar o aplicativo para reproduzir um som do AirTag, o que ajudará a localizar o item, se você estiver por perto.

Ademais, se você tem um modelo iPhone 11 ou 12, você pode tocar em "Encontrar" e recorrer a Precision Finding. Isso lhe dirá o quão longe você está do objeto, bem como vai guiar você através de instruções na tela.

É possível utilizar o rastreador em qualquer objeto que você não pode perder. (Crédito: Apple/Reprodução)
É possível utilizar o rastreador em qualquer objeto que você não pode perder. (Crédito: Apple/Reprodução)

Se você não conseguir localizar o rastreador, há uma opção no aplicativo Find My, para colocá-lo no Modo Perdido. E assim, você pode criar uma mensagem personalizada a ser exibida quando o AirTag for encontrado por outro usuário.

Quando a pessoa segurar o AirTag perto de seu telefone, a mensagem que você personalizou, como detalhes de contato, aparecerá em seu dispositivo, e a pessoa deverá entrar em contato. Inclusive, os proprietários de Android também podem ajudar a devolver AirTags perdidos.

Posso compartilhar AirTags via compartilhamento familiar?

O Family Sharing permite que até 5 membros da família compartilhem compras do iTunes, da App Store e da Apple Books, bem como de uma assinatura da família Apple Music e armazenamento no iCloud.

Você também pode compartilhar a sua localização através do Compartilhamento de Localização familiar e ajudar os membros da família a encontrar dispositivos Apple perdidos com o aplicativo Find My.

Então você pode pensar que seria útil se seu membro da família também pudesse ajudá-lo a localizar um AirTag a partir de seu próprio dispositivo. Entretanto, os AirTags estão bloqueados em um Apple ID para evitar o rastreamento indesejado. Ou seja, só você tem o poder de rastrear seu AirTag.

Como remover um AirTag do meu Apple ID?

Uma vez que você registra a AirTag no seu Apple ID, ele só pode ser removido por você. Para isso, abra o aplicativo Find My, toque na guia Itens e selecione o AirTag na lista. Em seguida, toque em Remover item para libertá-lo para outra pessoa usar. Isso significa que se o AirTag (e o dispositivo ao que está conectado) for perdido ou roubado, a pessoa que o encontrar não poderá ligá-lo ao seu dispositivo.