Muito em breve, os usuários de iPad poderão baixar o novo sistema operacional iPadOS 15. No discurso de abertura do evento da Apple - WWDC 2021 - foi possível descobrir os recursos que chegam nesta atualização do sistema.

A princípio, o que ficou claro é que o iPadOS 15 não é uma grande atualização de sistema, mas sim uma melhoria de alguns recursos do iPadOS 14 e a adição de recursos que não estão no iPad, mas que já encontramos no iPhone.

Um beta para desenvolvedores para iPadOS 15 foi lançado em 7 de junho, enquanto o beta público foi lançado em julho.

Compatibilidade com o iPadOS 15: meu iPad suportará o iPadOS 15?

A Apple confirmou que os seguintes iPads suportarão o iPadOS 15:

  • iPad Pro 12.9 (5ª geração)
  • iPad Pro 11 (3ª geração)
  • iPad Pro 12.9 (4ª geração)
  • iPad Pro 11 (2ª geração)
  • iPad Pro 12.9 (3ª geração)
  • iPad Pro 11 (1ª geração)
  • iPad Pro 12.9 (2ª geração)
  • iPad Pro 12.9 (1ª geração)
  • iPad Pro 10.5
  • iPad Pro 9.7
  • iPad (8ª geração)
  • iPad (7ª geração)
  • iPad (6ª geração)
  • iPad (5ª geração)
  • iPad mini (5ª geração)
  • iPad mini 4
  • iPad Air (4ª geração)
  • iPad Air (3ª geração)
  • iPad Air 2

Recursos do iPadOS 15

Aqui estão todos os recursos que chegam ao iPad com o iPadOS 15.

Tela inicial redesenhada: Widgets, Biblioteca de Aplicativos, Foco e Central de Notificações

A Apple apresentou vários novos recursos para a Tela Inicial. Agora é possível adicionar widgets onde o usuário quiser na home.

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

No canto inferior direito, os usuários podem finalmente encontrar a Biblioteca de aplicativos, introduzida no iOS 14. Deslizar para a direita até a última página também abre a Biblioteca de Aplicativos.

Outro recurso anunciado com o iPadOS 15 é o modo Foco. Com essa função, os usuários podem selecionar que tipo de notificações receberão durante o horário de trabalho ou durante o tempo pessoal. Se um usuário selecionar "Não Perturbe" em um dispositivo, todos os outros dispositivos da Apple seguirão as mesmas configurações.

A nova Central de Notificação utiliza aprendizado de máquina e suas configurações do Foco para mostrar de forma melhorada as suas notificações mais relevantes ao longo do dia. Os ícones de notificação agora são maiores e mais claros.

FaceTime e iMessage ainda mais úteis no iPadOS 15

Apesar do atraso, a Apple introduziu novos recursos para o iMessage e FaceTime que as pessoas esperariam usar durante a quarentena para as suas chamadas de vídeo.

No iPadOS 15, as chamadas de grupo do FaceTime podem aparecer em uma grade, tornando mais fácil ver todos os participantes.

O iMessage agora traz mensagens fixas, uma nova grade de galeria para várias imagens, e há várias novas personalizações do Memoji.

Ainda falando sobre iMessage e FaceTime, a Apple introduziu dois novos recursos chamados SharePlay e o Shared with Me.

O SharePlay é a possibilidade de compartilhar sua tela, ouvir músicas do Apple Music juntos em uma chamada do FaceTime, etc.

O Shared with Me é uma nova seção no Safari, Apple Music, Podcasts e Apple TV+ que traz todo o conteúdo compartilhado com você por amigos usando o iMessage.

A parte legal deste recurso é que você pode ouvir uma música, assistir a um programa ou ouvir um podcast, e então clicar nele para responder à mensagem enviada depois de algumas horas ou dias.

Multitarefa, atalhos de teclado, nota rápida e aplicativo de notas redesenhados

Na seção de produtividade, a Apple infelizmente não trouxe todos os recursos que os usuários queriam aproveitar, especialmente para o novo IPad Pro M1. Apesar disso, há alguns recursos multitarefas bem interessantes.

Primeiramente, há um novo menu multitarefa na parte superior da tela. Quando você clica lá, é possível ver quais configurações você pode usar na tela dividida ou apenas deslizar com um toque. A experiência com um teclado físico permite que os usuários contem com mais atalhos de teclado, totalmente novos, além de um redesenho da barra de menu.

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

Com o Universal Control, que estará disponível no Mac com a atualização macOS Monterey, é possível organizar os dispositivos juntos e usar o mesmo mouse e teclado em vários dispositivos Apple.

Com o recurso Quick Note, os usuários podem usar o Apple Pencil para adicionar uma nota rápida. Basta deslizar o lápis do canto inferior direito para o centro da tela e começar a escrever.

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

O aplicativo Notas também têm novas maneiras de organizar, colaborar e capturar informações. As tags vao facilitar a categorização das notas. Para usuários que compartilham notas com colegas, as menções criam uma maneira de notificar os colaboradores e vinculá-los a uma nota.

Swift Playgrounds como um construtor de aplicativos

Os usuários têm pedido Xcode há algum tempo no iPad. A Apple, por outro lado, oferecerá um Swift Playgrounds atualizado, para que os usuários tenham as ferramentas para criar aplicativos para iPhone e iPad diretamente em seu iPad, e enviá-los diretamente para a App Store.

O código é imediatamente refletido na visualização ao vivo enquanto você constrói um aplicativo, e será possível rodar o app em tela cheia para testá-lo. Um novo formato de projeto aberto, baseado em pacotes Swift, pode ser aberto e editado no Swift Playgrounds para iPad, bem como dentro do Xcode no Mac, oferecendo aos usuários ainda mais versatilidade para desenvolver aplicativos em iPad e Mac.

Safari redesenhado no iPadOS 15 com suporte a extensões

O Safari recebe um novo design de guia no iPadOS 15 que permite que os usuários vejam mais da página, à medida que navegam. A barra de guias assume a cor da página web e combina guias, barra de ferramentas e o campo de pesquisa em um único design.

O Grupos de guias oferece, por exemplo, uma nova maneira de salvar e gerenciar facilmente as guias. Ele sincroniza com o Mac e o iPhone, para que os usuários possam continuar seus projetos de qualquer lugar ou compartilhá-los facilmente com amigos e familiares. O Safari no iPad também suporta extensões web, disponíveis na App Store.

Na 4ª beta do iPadOS 15, a Apple trouxe uma abordagem semelhante ao Safari na 3ª beta do macOS Monterey. É possível ver um barra de guia separadas. Ao começar a navegar, é possível ver a URL principal na parte superior e, em seguida, todas as diferentes barras de guias abertas logo abaixo.

Recursos adicionais no iPadOS 15

Texto ao vivo: A inteligência no dispositivo é capaz de reconhecer texto de foto e permitir ações como fazer uma chamada, procurar um endereço, entre outras.

Imagem: Divulgação Apple.
Imagem: Divulgação Apple.

Traduzir no iPad: O aplicativo Tradutor traz um novo recurso chamado Tradução Automática, que detecta quando alguém está falando e proporciona uma conversa natural, sem ter que tocar em um botão de microfone.

Fotos: As Memórias têm um novo visual e se integram com o Apple Music.

Mapas: A Apple está aprimorando detalhes nas cidades para bairros, distritos comerciais, elevação e edifícios, novas cores e rótulos de estradas, marcos personalizados e um novo modo noturno com um brilho iluminado pela lua.

Privacidade: A Proteção de Privacidade do app Mail ajuda os usuários no iPadOS 15 a impedir que os rastreadores bisbilhotem suas mensagens. O Relatório de privacidade fornecerá transparência ao informar como os aplicativos estão compartilhando informações com outras empresas.

Siri offline: No iPadOS 15, a Siri pode funcionar sem uma conexão com a internet. Ela também vai processar solicitações inteiramente no iPad, tornando-a mais rápida. A Siri também adicionará notificação de anúncios em AirPods.

iCloud+: o iCloud tem novos recursos premium, incluindo a funcionalidade
Ocultar meu e-mail, suporte expandido ao HomeKit Secure Video e um novo serviço de privacidade na Internet, o iCloud Private Relay, sem custo adicional

Data de lançamento do iPadOS 15

A Apple apresentou uma prévia de sua próxima atualização de software para iPad durante sua Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC) em junho. A data oficial de lançamento do iPadOS 15 é 20 de setembro.