Uma vez por ano, a Apple lança uma grande atualização para seu software iOS, trazendo ajustes de interface, correções de segurança e uma série de novos recursos para usuários de iPhone em todo o mundo. Atualmente, os olhos do mundo se voltam para os rumores sobre data de lançamento, além das principais novidades do iOS 15.

Como de costume, esperaremos uma série de novos recursos no iOS 15, com base nas atualizações do iOS 14, como widgets da tela inicial e novos truques de câmera. Aqui estão todos os boatos sobre o iOS 15 que ouvimos até agora e todas as suposições que podemos fazer, incluindo quando ele estará disponível para download e quais novos recursos poderemos ver.

Quais as principais novidades do iOS 15?

Com a revelação completa do iOS 15 ainda distante, há poucas notícias sólidas sobre os novos recursos que a Apple incluirá quando atualizar o software do iPhone. Mas há muitos rumores e boatos na internet sobre o que podemos ver na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC).

Um novo aplicativo Ajustes

O aplicativo Ajustes é um grampo do iOS que abriga todas as configurações possíveis do dispositivo. Ele tem sido mantido inalterado nos últimos anos, mantendo vários novos recursos e menus que gradualmente o tornaram cada vez menos intuitivo.

Um redesenho poderia ajudar a Apple a resolver esse problema, e tornar as coisas um pouco mais intuitivas mais uma vez.

Personalizar aplicativos padrão

O iOS 14 lançou um recurso que os usuários da Apple vinham pedindo há anos: a capacidade de selecionar seus próprios aplicativos padrão, em oposição às variantes da Apple. Infelizmente, não foi uma revisão completa, já que a mudança só se aplica, atualmente, aos aplicativos de e-mail e navegador.

De acordo com o site de tecnologia PhoneArena, o iOS 15 pode permitir que você altere mais aplicativos padrão. A próxima atualização do iOS 14.5 também permitirá que você altere use outra plataforma de música padrão em vez do Apple Music. O iOS 15 pode permitir que você faça mais personalizações como esta.

Modo de Apresentação no FaceTime

Entre outras coisas, o ano de 2020 será lembrado por todos que se tornarem dependentes de aplicativos de videoconferência. Essa experiência destacou as limitações da plataforma FaceTime da Apple.

Diferentemente do Skype, o Facetime não possui uma opção para apresentar telas durante uma reunião, como possibilita o modo de apresentação do concorrente. A Apple poderia estudar a implementação de um recurso similar para o seu aplicativo

Claro, esperamos não passar tanto tempo em casa em 2021, mas seria bom para o FaceTime reforçar seus recursos de qualquer maneira.

Widgets na tela de bloqueio

Outra inovação que chegou no iOS 14 foram os widgets. É um dos recursos favoritos dos usuários do iPhone. Entretando, os mesmo não aparecem na tela de bloqueio.

Incluir essa facilidade no novo sistema evitaria que os usuários tivessem que desbloquear o dispositivo e navegar até a localização do widget. Além disso, forneceria à tela de bloqueio, controles e informações adicionais.

Além disso, o PhoneArena também prevê que o iOS 15 tenha widgets interativos, assim como no Android. Pode ser possível que você faça coisas como aumentar ou diminuir os widgets. Também podemos ver mais opções de tamanho de widget.

FaceID com máscara

Pode ser que a Apple torne possível desbloquear seu iPhone usando o FaceID, mesmo que o rosto esteja mascarado. Este é um recurso útil em tempos de pandemia, e podemos esperar que ele seja visto no próximo iOS 15.

Tela sempre on

Assim como acontece agora no Apple Watch, espera-se que o próximo iPhone 13 tenha a possibilidade de usar a tela sempre on. Assim, a tela de bloqueio provavelmente terá uma grande revisão.

Mais controle na privacidade

O iOS 15 deve dar aos usuários mais controle sobre a privacidade. A versão beta do iOS 14.5 inclui alterações de privacidade que exigem que os aplicativos obtenham permissão dos usuários antes de rastrear qualquer tipo de dados ou atividade.

Compatibilidade com controle de videogame

Outra atualização interessante, a Apple adicionou suporte a iOS e iPadOS para controles de PS5 e Xbox Series X no iOS 14.5. Através do qual podemos prever que a Apple pode trazer mais recursos específicos para jogos no iOS 15, para atrair os gamers para seus smartphones.

Melhora no Apple Maps e Siri

O Apple Maps melhorou com atualizações constantes, mas definitivamente não é tão bom quanto o Google Maps. É esperada uma melhora no Apple Maps com o iOS 15. Da mesma forma, espera-se que a assistente da Apple, Siri, melhore ainda mais na próxima versão do iOS.

Mais emojis

Finalmente, espera-se que a Apple traga mais emojis na próxima versão do iOS, ou seja, o iOS 15.

Quais iPhones serão compatíveis com o iOS 15?

Em 2020, a Apple nos estragou ao garantir que todos os proprietários de iPhone que eram capazes de rodar o iOS 13, também pudessem rodar o iOS 14. Mas já começaram a circular rumores, sugerindo que a Apple não conseguiria realizar o mesmo feito com o iOS 15.

Os iPhones mais antigos da lista de suporte atual, em termos de tecnologia, são o iPhone 6s, 6s Plus e o iPhone SE original. Todos eles usam o processador A9, e parece que o iOS 14 será o fim da linha para esses modelos. Isso ainda deixa uma lista considerável de dispositivos que terão pelo menos mais um ano, conforme descrito acima.

Como o iPod touch vem equipado com um processador A10 Fusion, é muito provável que isso também vá para o iOS 15.

Dessa forma, se o seu iPhone suportar a atualização, você pode instalar a atualização gratuitamente. Abaixo, segue a lista com todos os modelos de iPhone que terão suporte ao iOS 15:

  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone 12 mini
  • iPhone 12
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • Todos os modelos do iPhone 13

Data de lançamento do iOS 15

A Apple normalmente revela novas versões do iOS em sua Conferência Mundial de Desenvolvedores anual em junho. O WWDC do ano passado começou em 22 de junho e demos nossa primeira olhada no iOS 14, iPadOS 14 e MacOS Big Sur.

O iOS 15 provavelmente será anunciado e demonstrado na WWDC em junho de 2021. A versão final do iOS 15 deve ser lançada em setembro, junto com o iPhone 13. Embora no ano passado o lançamento do iPhone 12 tenha sido adiado para outubro devido à pandemia, ainda assim, vimos o iOS 14 ser lançado em setembro. Portanto, é uma boa aposta que o iOS 15 seguirá a mesma programação.

A Apple tem um cronograma de lançamentos constante quando se trata de iOS. Os recursos principais são exibidos na WWDC (geralmente em junho), uma série de versões de teste beta são lançadas nos próximos três meses e, em seguida, a versão final do software é finalmente lançada junto com os novos iPhones em setembro.

A pandemia de coronavírus tornou isso um pouco diferente em 2020, com o evento do iPhone transferido para outubro, mas esperamos que o departamento de software da Apple retorne à programação normal este ano.

Dessa forma, WWDC 2021 provavelmente também será um evento virtual em junho, embora a Apple ainda não tenha divulgado seus planos. Depois que o novo iOS é anunciado, ele se torna disponível aos desenvolvedores para teste e, geralmente no final da primavera, como uma versão beta pública.

Instruções de download do iOS 15

Se você faz parte do programa de desenvolvedor da Apple, provavelmente poderá baixar o beta do desenvolvedor iOS 15 depois que o novo sistema operacional for anunciado em junho para testar seus aplicativos.

O sistema operacional provavelmente estará disponível para download como uma versão beta pública (para o iOS 14, foi no início de julho). Dessa forma, você pode baixá-lo se quiser, mas esteja avisado: Betas geralmente têm bugs, e nós não recomendamos que você baixe em seu dispositivo principal.

Assim que o iOS 15 estiver disponível, o que esperamos estar em setembro, a Apple provavelmente enviará uma notificação informando que você pode atualizar. Ou ainda, você poderá fazê-lo manualmente, acessando o aplicativo em Ajustes> Geral> Atualização de Software.