Já faz um tempo que a Apple enfrenta processos em que é obrigada a indenizar danos que foram gerados por suas infames práticas.No começo dessa semana, por exemplo, a um órgão italiano aplicou uma multa a Apple em 10 milhões de euros (cerca de US$ 12 milhões) por suas alegações enganosas de resistência à água dos iPhones.

No mês passado, a empresa de Cupertino concordou em pagar US$ 113 milhões para cobrir danos causados aos consumidores de mais de 30 estados dos EUA por deixar os iPhones antigos mais lentos de forma proposital.

Agora, um novo processo promete dar força às alegações dessa fraude em outros países, e nesse momento, um total de cinco organizações de consumidores da Bélgica e Espanha planejam solicitar indenização à marca da Maçã. As novas ações judiciais alegam que os aparelhos das linhas iPhone 6, 6s, 7 e SE foram afetados pelo problema causado pela própria companhia, e pedem uma compensação de pelo menos 60 euros (cerca de US$ 70) por cada dispositivo.

Além disso, parece que outros países, como Itália e Portugal, também estão se movimentando para abrir o mesmo tipo de processo contra a companhia.

Apple deixa os iPhones lentos de propósito

Durante os últimos anos, usuários relataram constantemente que seus iPhones estavam com um comportamento anormal e consequentemente desligavam-se sozinhos de forma repentina. Quando a Apple tomou conhecimento disso, logo prometeu lançar uma atualização que resolveria o problema de uma vez por todas, mas em contraste com isso, os aparelhos ficaram piores, e o desempenho dos aparelhos ficaram consideravelmente comprometidos, principalmente da bateria.

Bateria dos iPhones antigos ficou comprometida.
Bateria dos iPhones antigos ficou comprometida.

Foi então que muitos usuários começaram a conspirar contra a Apple, e suspeitavam que essa era uma estratégia da empresa que obrigava seus clientes a comprar novos aparelhos. Esse caso recebeu o nome de "Batterygate".

Mesmo com todos esses processos em pauta, a Apple continua a negar todas as acusações e afirma que só concordou em pagar a indenização aos usuários para evitar litígios pesados e caros, e consequentemente manchar ainda mais a sua reputação.