Na Itália, o órgão antitruste conhecido no país como AGCM (Autorita Garante della Concorrenza e del Mercato), aplicou uma dura multa a Apple no valor de 10 milhões de euros (cerca de R$63,2 milhões em conversão direta) por supostas práticas comerciais enganosas que está diretamente relacionadas a um recurso específico do iPhone.

Na reportagem do site MacRumors, a AGCM afirmou que a Apple fez uma campanha de marketing para os modelos do iPhone 8 até o 11 Pro Max, divulgando que os aparelhos são resistentes a água, porém não esclarecem que essa função do aparelho vale apenas em condições específicas, como em testes laboratoriais, e não nas condições normais que os usuários costumam utilizar seus smartphones.

O órgão italiano ainda questionou os termos de garantia da Apple, já que nenhuma informação afirma cobertura para danos causados por líquidos, já que o aparelho mostra ser resistente a tal. Com isso, abriram um processo por considerar inadequado as ações da empresa de Cupertino que promoveu os seus aparelhos comercialmente destacando a resistência à água como uma característica do dispositivo, mas que na prática se recusa a fornecer assistência de garantia se os iPhones sofrem danos relacionados à água ou outros líquidos.

iPhone 12 Pro e Pro Max

Deveras, a Apple costuma produzir seus materiais para divulgar seus aparelhos como na TV e internet, mas não detalha essas informações relevantes para o usuário quando a questão envolve a satisfação do cliente.

Diferente dos modelos que foram objetos de acusação, a Apple deixou tais especificações do iPhone 12 e Pro Max na página do produto, dizendo;

"O iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max são resistentes a respingos, água e poeira e foram testados em condições controladas em laboratório, classificados como IP68 segundo a norma IEC 60529 (profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos). A resistência a respingos, água e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo. Não tente recarregar um iPhone molhado. Veja instruções de limpeza e secagem no Manual do Usuário. Danos decorrentes de contato com líquidos não estão incluídos na garantia."

Contudo, podemos admitir que o órgão regulamentador da Itália levantou uma questão que assim como outras fabricantes, a Apple não se responsabiliza em informar o cliente sobre o que realmente está incluso na garantia do produto.

Fonte MacRumors.