Não é de se estranhar ver o percentual de usuários de smartphones Android pensarem em trocar seus dispositivos por iPhones e não estou falando especificamente do iPhone 12 que será anunciado dia 13 de outubro.

Mas faz todo o sentido levar em consideração o modelo que ainda vai chegar, exatamente para fazer referência a mudança para um smartphone novo. A pesquisa foi realizada pela SellCell com dados de mais de 2.000 pessoas que usam atualmente o Android.

Do total, cerca de um terço (33,1%) dessas pessoas pensam em mudar de sistema móvel, sair do Android e passar a usar o iOS em um novo iPhone 12. Além disso, 55,9% dos entrevistados, pontuaram como motivo principal o suporte e atualizações mais longos. 48,8% afirmaram que o principal objetivo da mudança para o iPhone 12 é o maior grau de proteção de seus dados e sistema.

3 em 10 usuários Android pensam em comprar um iPhone 12 nos EUA.
3 em 10 usuários Android pensam em comprar um iPhone 12 nos EUA.

Vale ressaltar que 36,9% das pessoas entrevistadas estão prontas para deixar de usar dispositivos com Android e adquirir um dispositivo mais compacto, como se não existissem smartphones Android com essa característica e, quando questionados sobre qual dos quatro futuros modelos do iPhone 12 eles escolheriam, a grande maioria (48,1%) apontou para o iPhone 12 "mini".

Preferência mostra escolha por smartphone mais compacto, eu leio smartphone mais barato.
Preferência mostra escolha por smartphone mais compacto, eu leio "smartphone mais barato".

Sabemos contudo que não é bem assim, a escolha tem mais a ver com o preço do que com o tamanho compacto dos dispositivos e isso a pesquisa não diz. E, ainda, embora o número de pessoas entrevistadas não seja grande o suficiente, algumas tendências com base nos resultados da pesquisa podem ser deduzidas. Os usuários estão mais propensos a se interessar pela qualidade e suporte do software e, com eles, pela comodidade física no trabalho devido às dimensões mais compactas.

Principais conclusões da pesquisa

  • Quase 33% dos usuários do Android consideram comprar um iPhone 12 em sua próxima troca de smartphone.
  • O compacto iPhone 12 Mini é a escolha mais popular com 48,1%; seguido pelo iPhone 12 Pro Max (22,9%), iPhone 12 Pro (18,1%) e iPhone 12 Max (10,9%).
  • As razões para trocar seu celular Android atual por um novo iPhone 12, na ordem dos votos pesquisados, suporte de software mais longo (55,9%), melhor proteção de privacidade (48,8%), tamanho compacto (36,9%), melhores preços (30,9 %), melhores recursos (24,7%), conectividade 5G (19%), melhor IU (12,1%).
  • 36% dos usuários do Android disseram "sim" quando questionados se consideram comprar um modelo de iPad 2020; com 66,7% deles optando pelo iPad 8ª geração e 33,3% optando pelo iPad Air 2020.
  • Apenas 17,1% dos usuários do Android consideram comprar um modelo 2020 de Apple Watch; com 73,5% deles optando pelo Apple Watch SE e 26,5% optando pelo Apple Watch Series 6.

Porque os usuários pretendem trocar seu Android pelo iPhone 12:

  • Suporte de software mais longo - 55,9%
  • Melhor proteção de privacidade - 48,8%
  • Tamanho compacto (iPhone de 5,4 polegadas) - 36,9%
  • Melhores preços - 30,9%
  • Melhores recursos (câmera, especificações, design) - 24,7%
  • Conectividade 5G - 19%
  • Melhor IU - 12,1%
Razões para uma possível troca do dispositivo Android para o iPhone 12
Razões para uma possível troca do dispositivo Android para o iPhone 12

Podemos observar que o que chama a atenção do usuário é o suporte e segurança existente nos dispositivos da Apple. Estranhamente isso vai contra o que a grande maioria de usuários Android pensa. Afinal temos smartphones Android de todos os tamanhos possíveis, agora, temos a promessa de grandes fabricantes de manter seus dispositivos atualizados por até 3 versões do Android, isso significa de 2 a 3 anos de atualização.

E, claro, com certeza o mercado em que a pesquisa foi realizada faz toda a diferença, afinal se a mesma pesquisa fosse realizada no Brasil, pontos como melhores preços e conectividade 5G não fariam o menor sentido aqui. Porém, voltando aos preços, do jeito que os fabricantes de dispositivos com Android estão trazendo seus topos de linha para o mercado, os preços atualmente são parelhos.

O que realmente chamou atenção, foi que pouco mais de 10% apenas, trocaria seu smartphone Android por um iPhone 12, pensou no sistema que faz o celular funcionar, neste caso o iOS, que entra ano e sai ano, segue trazendo para os usuários da Apple o que o usuário do Android já possui faz tempo. Gerando memes infinitivos sobre o fato.

Talvez a pesquisa não tenha sido tão abrangente assim. 2.000 pessoas deixa de ser um número representativo, principalmente se levarmos em consideração a região, poder aquisitivo e faixa etária (sendo pontuado somente maiores de 18 anos).

Isso aguçou nossa curiosidade e nada mais justo do que entender a preferência dos usuários aqui no Brasil. Para tanto, criei um formulário para saber um pouco mais sobre o que você pensa a respeito dos novos iPhones 12 que estão para serem anunciados no dia 13 de outubro.

Você trocaria seu smartphone Android por um iPhone 12 novinho? lembre-se, você deve levar em consideração tudo, inclusive o que geralmente mantém os usuários longes dos smartphones da Apple aqui no Brasil, o preço!