Uma das grandes vantagens de usar os produtos da Apple é que todos os dispositivos, incluindo seu smartphone, tablet, smartwatch, computador, etc, tendem a trabalhar juntos. Mas não somente trabalhar juntos, eles tem uma conexão que os ecossistemas concorrentes ainda não conseguem se igualar. Aqui vamos enumerar alguns motivos pelos quais vale a pena você se envolver no ecossistema da Apple.

O que é o ecossistema da Apple?

Em tecnologia, um ecossistema é uma família de dispositivos e serviços projetados para funcionar uns com os outros. Como um ecossistema real, a relação entre esses dispositivos os torna mais fortes do que eles próprios, o que os torna uma estratégia poderosa para empresas de tecnologia.

A Apple certamente não é a única empresa de tecnologia com um ecossistema, embora seja a mais bem-sucedida por vários motivos. O ecossistema da Apple abrange todos os serviços e dispositivos fabricados atualmente, e ainda inclui muitos dos recursos de seus dispositivos.

Independente se você tem um iPhone, iPad, iMac, MacBook, Apple Watch, AirPods ou uma Apple TV, seus dispositivos Apple são feitos para trabalharem em conjunto. O que separa essas interações da concorrência é o quão bem esses recursos são implementados, bem como o quão restritivos eles podem ser (mas mais sobre isso depois).

Quais são os benefícios do ecossistema da Apple?

Se você é um novato no ecossistema da Apple, ou um fã da marca, provavelmente há muitos recursos aos quais você nem percebeu que tinha acesso. Falaremos aqui de alguns dos recursos mais interessantes do ecossistema para ajudá-lo a obter o máximo de seus dispositivos.

1. iMessage

iMessage
iMessage

Um dos recursos mais populares do ecossistema da Apple é o iMessage, o serviço de mensagens nativo da Apple. Ao enviar mensagens de texto para amigos que também possuem dispositivos da Apple, você notará que as bolhas de texto ficam azuis em vez do verde padrão.

Isso ocorre porque as mensagens enviadas entre dispositivos Apple são passadas pelos servidores da Apple, e não pela rede celular, o que possibilita o uso de recursos como Tapback, efeitos de mensagem, Animojis e criptografia de ponta a ponta.

O iMessage funciona mais como um mensageiro instantâneo do que como um SMS tradicional, o que o torna muito mais rico em recursos do que os mensageiros de outros smartphones.

2. Apple Handoff

Apple Handoff
Apple Handoff

Outro recurso útil do ecossistema da Apple é o Handoff. O Handoff é útil para usuários que possuem vários dispositivos Apple. Ele permite que você abra o mesmo aplicativo em outro dispositivo no mesmo ponto, ou seja, se você estiver lendo um livro no seu iPhone, poderá abrir o Apple Books no seu iPad e estar na mesma página.

O Handoff torna a alternância entre dispositivos perfeita. Você pode mover facilmente o conteúdo entre os dispositivos, permitindo que você escolha entre diferentes tamanhos de tela e meios de interatividade em tempo real.

3. AirDrop

AirDrop
AirDrop

Embora seja um pouco menos popular do que alguns dos outros recursos do ecossistema, o AirDrop é muito útil, pois lhe permite compartilhar arquivos, vídeos, imagens e links para outros dispositivos Apple via Bluetooth.

Isso o torna uma maneira mais rápida de compartilhar arquivos do que por meio de mensagens ou e-mail, e torna mais fácil negar conteúdo se você não esteja interessado e que alguém está tentando compartilhar com você.

A única desvantagem real do AirDrop é que, como ele usa Bluetooth, você precisa estar fisicamente próximo ao dispositivo com o qual deseja compartilhar.

4. iCloud

iCloud
iCloud

Outra vantagem do ecossistema da Apple é o conteúdo compartilhado, possibilitado pelo iCloud, grande responsável por manter o ecossistema unido. Todos os seus aplicativos, livros, filmes, músicas e fotos comprados e alugados são compartilhados entre todos os dispositivos Apple aos quais você está conectado.

5. Compartilhamento em família

Quando os membros da família usam dispositivos Apple, é possível compartilhar conteúdo uns com os outros por meio do Family Sharing. O compartilhamento familiar permite que você compartilhe compras (como aplicativos, livros, filmes e música) com outras pessoas da sua família. Você pode até controlar qual conteúdo é compartilhado, permitindo ter um controle sobre o que as crianças tem acesso.

Desvantagens do ecossistema da Apple

Embora o ecossistema da Apple esteja repleto de recursos úteis, existem algumas desvantagens que os usuários devem estar cientes. Aqui estão algumas desvantagens do ecossistema da Apple que você deve estar ciente.

Você gastará mais tempo nos dispositivos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian dos Estados Unidos, os usuários da Apple passam 35% mais tempo em seus smartphones do que os usuários do Android, o que é uma quantidade considerável de tempo. O ecossistema é um dos principais atrativos.

Outra pesquisa realizada pelo Mobile Marketer aponta que os usuários da Apple também gastam mais dinheiro em seus dispositivos do que os usuários do Android. Isso se deve muito ao fato de que os dispositivos da Apple são mais caros, enquanto os dispositivos Android podem ser encontrados em faixas de preço menores, especialmente nas gamas intermediárias. Entretanto, a atração do ecossistema da Apple certamente leva as pessoas a comprar mais produtos da Apple, enquanto o ecossistema do Android é menos atraente.

O resultado combinado dessas duas descobertas é que, embora haja muitos benefícios em estar no ecossistema da Apple, isso tem um custo, e quem quer aderir, deve estar ciente disso.

É difícil mudar para um dispositivo de outro ecossistema

Outro problema do ecossistema da Apple é que é mais difícil usar os produtos de outra empresa. O ecossistema da Apple foi projetado para atrair você e nunca deixá-lo recuar. E uma das principais maneiras que a Apple usa para prender você é através do iCloud.

O serviço de armazenamento na nuvem da empresa armazena todas as suas mensagens, contatos, músicas, fotos, filmes, livros, podcasts, notas, listas, itens de calendário e lembretes. Tudo isso é conveniente quando você está no ecossistema, mas quando você decide usar um dispositivo de outra empresa, como por exemplo um smartphone Android, você não terá acesso aos seus arquivos através deste dispositivo.

Cabos de carregamento diferentes

Cada um dos dispositivos da Apple geralmente tem cabos de carregamento diferentes uns dos outros, por não usar carregadores padronizados em seus smartphones (como USB-C). Isso faz com que os usuários da Apple tenham um conjunto de cabos e dispositivos que não são compatíveis entre si, muito menos com outros produtos do mercado.

Você não pode carregar seu Apple Watch com o mesmo carregador sem fio do iPhone, não pode carregar um iPad Pro com o mesmo cabo de um iPad padrão. O resultado final é uma bagunça complicada e uma montanha de fios e carregadores na sua mesa.

O iPhone conta com carregamento sem fio desde 2017, e o Apple Watch tem desde 2015. No entanto, cada dispositivo usa um carregador sem fio diferente, o que significa que você não pode carregar seu iPhone com o mesmo carregador com o qual você carrega seu smartwatch.

Considerações finais sobre o ecossistema Apple

Muitos usuários de iPhone usam computadores com Windows 10. E não há problema com isso. Mas se você quiser aproveitar ao máximo o iPhone, sua melhor aposta é usar outros dispositivos Apple, como um MacBook ou uma Apple TV para completar o ecossistema. Isso porque, sem outros dispositivos da Apple, seu iPhone é como qualquer outro smartphone.