Na última segunda-feira (22), a Apple anunciou o iOS 14, seu novo sistema operacional móvel que traz uma série de novidades estéticas e recursos interessantes. Para manter um dos maiores pilares da empresa, o software trará mudanças importantes no quesito privacidade, e uma delas foi detalhada recentemente.

O novo iOS 14 vai notificar o usuário quando um aplicativo estiver utilizando a câmera, microfone ou textos da área de transferência do iPhone, deixando tudo mais transparente e seguro.

A partir da próxima versão, o sistema mostrará uma notificação na barra de status quando algum aplicativo estiver usando a câmera ou microfone. Em sua conta do Twitter, Kimly Kesseh revelou uma prévia do recurso, que exibe um ponto laranja (ou verde) quando um dos componentes for ativado sem permissão.

Segundo a própria Apple, o alerta será mostrado tanto no aplicativo quanto na Central de Controle. Se pararmos para pensar, essa novidade do iOS 14 é semelhante a um recurso adotado pela Xiaomi na MIUI 12, que notifica não apenas o uso do microfone e câmera, mas também do GPS do smartphone.

Outra melhoria de privacidade tem como objetivar "dedurar" qual aplicativo acessou o conteúdo da área de transferência do iPhone - uma mensagem copiada no WhatsApp, por exemplo. A empresa de segurança Mysk chegou a denunciar o acesso exagerado de alguns apps. Levando em consideração que os desenvolvedores ainda não se adaptaram à mudança, o recurso já conseguiu flagrar algumas situações suspeitas, como no jogo Call of Duty Mobile.

Lembrando que o iOS 14 será compatível com 16 modelos. Considerando o histórico da Apple, a versão estável deve ser disponibilizada gratuitamente entre setembro e dezembro deste ano.

iPhones que serão atualizados para iOS 14: