A fabricante do iPhone lançou o mais novo concorrente da Netflix e Amazon Prime Video. A gigante da tecnologia lançou o serviço de assinatura de TV Apple TV Plus. O novo serviço conta com séries originais disponíveis para transmissão ou download, além de acesso a uma série de outras emissoras e plataformas. Mas será que vale a pena assinar este serviço, ou é dinheiro jogado fora? É isso que vamos analisar neste artigo.

O novo serviço foi lançado em 1º de novembro com uma boa variedade de títulos, financiados pela fortuna da empresa de Cupertino, que claramente não poupa gastos em sua tentativa de atrair espectadores com alguns dos atores, escritores e diretores mais famosos do mundo.

Quanto custa o Apple TV Plus?

O serviço é mais barato que seus concorrentes. Custa apenas R$ 9,99 por mês, e a Apple oferece uma avaliação gratuita de um ano para quem compra um dispositivo Apple, ou sete dias grátis para quem quiser experimentar o serviço.

Como assistir o Apple TV Plus?

O Apple TV Plus funciona por meio do aplicativo Apple TV, o que significa que você pode assisti-lo em uma variedade de dispositivos Apple, mas também em TVs compatíveis e canais de streaming.

Se você possui um iPhone, iPad ou Mac, o aplicativo da Apple TV pode ser baixado no seu dispositivo. Agora, se você possui uma Smart TV da Samsung, LG, Sony ou Vizio, também pode fazer o download do aplicativo Apple TV e assistir na televisão. Para verificar se a sua televisão é compatível, vá para a seção de aplicativos na sua TV e procure o aplicativo Apple TV, ou veja neste link os aparelhos compatíveis.

Se você quiser assistir o Apple TV Plus pela TV, mas ela não é compatível, então você precisará comprar um aparelho de streaming como o Roku, Fire TV Stick da Amazon, ou uma Apple TV.

Quais seriados e filmes tem no Apple TV Plus?

A Apple já assinou vários acordos com estúdios, incluindo o estúdio de cinema independente A24 e a Oprah Winfrey Network. Atualmente, os programas que podem ser assistidos são os seguintes:

  • See
  • The Morning Show
  • Little America
  • Mythic Quest
  • Servant
  • Dickinson
  • For All Mankind
  • Snoopy no espaço
  • Visible: Out On Television
  • Helpsters
  • Truth Be Told

Outros projetos em andamento incluem:

  • Uma série de antologia de Steven Spielberg revivida chamada Amazing Stories.
  • Um thriller de mistério estrelado por Octavia Spencer, vencedor do Oscar, chamado Are You Sleeping?
  • Uma série de comédia das estrelas e produtores do seriado de sucesso It's Always Sunny in Philadelphia
  • Little Voice, uma série do diretor de Star Wars JJ Abrams e da cantora e compositora Sara Bareilles. A série explorará a história de uma mulher encontrando sua voz através da música
  • Uma série de TV de La La Land e Damien Chazelle, do Whiplash
  • Uma adaptação do filme de 1981 de Terry Gilliam, Time Bandits
  • uma adaptação do romance de ficção científica de Isaac Asimov, Foundation.

O que mais posso assistir no Apple TV Plus?

A Apple fez parcerias com redes como HBO, Showtime e Starz, com o objetivo de atuar como porta de entrada para seu conteúdo por meio de um novo serviço conhecido como Apple TV Channels, que parece ser um serviço semelhante ao já oferecido pela Amazon.

A Netflix, no entanto, já confirmou que não participará dessa oferta de 'pacote': o executivo-chefe Reed Hastings disse em março passado que a Netflix "optou por não se integrar ao serviço [da Apple]".

A Apple faz filmes além de programas de TV?

Sim. Um exemplo é The Elephant Queen, um documentário sobre uma matriarca de elefantes e sua família fazendo sua migração sazonal. Filmes adicionais incluem Hala, que estreou nos cinemas em 22 de novembro e em dezembro para Apple TV Plus, e The Banker, que chega aos cinemas em 6 de março e 20 de março na Apple TV Plus. Muitos dos filmes da Apple terão um lançamento teatral limitado semelhante, pois esse é um requisito para se qualificar para determinados prêmios importantes.

É possível baixar séries e filmes para assistir offline?

Sim, mas com algumas ressalvas. A Apple parece não limitar os downloads do mesmo conteúdo em iPhones, iPads e Macs pertencentes à mesma conta. Mas não é possível baixar o conteúdo do Apple TV + no Apple TV, nem em outros dispositivos de streaming, Smart TVs ou pelo navegador.

O conteúdo para download no iPhone, iPad ou Mac ficam disponíveis por 30 dias, após isso o próprio dispositivo desinstala automaticamente. Você também pode excluí-los manualmente através do aplicativo de TV. Infelizmente, não há como alterar a qualidade da imagem dos downloads, o que pode ser um problema, já que alguns episódios podem ocupar mais de 3 GB de espaço.

O Apple TV Plus permite transmissão simultânea?

O Apple TV Plus permite seis transmissões ao mesmo tempo, mais do que todos os seus concorrentes de serviço de streaming. O Disney +, para comparação, permite apenas quatro fluxos simultâneos.

Você também pode usar o Compartilhamento Familiar do Apple TV Plus chamado Apple Arcade. Uma única assinatura do Apple TV + pode ser compartilhada com até cinco pessoas. Cada membro da família tem seu próprio histórico e recomendações de exibição - é como se fosse sua própria assinatura individual.

Qualidade de transmissão do Apple TV Plus

Como altero a qualidade do streaming?

Um único episódio de um programa da Apple TV Plus, como See, pode gastar mais de 2 GB dos seus dados móveis na transmissão. Você pode impedir que o serviço da Apple gaste tantos dados em seu iPhone ou iPad indo para Configurações > TV > Vídeos do iTunes, clicando em Wi-Fi ou Dados móveis e alterando a configuração de qualidade de "Melhor disponível" para "Bom".

Todo o conteúdo do Apple TV Plus é 4K?

Sim. Desde o início, a Apple anunciou que todos os programas estariam disponíveis em 4K HDR / Dolby Vision, e que "a maioria" dos programas teria som Dolby Atmos, mas não disse o quão bom seria. Ainda assim, a Apple TV Plus provavelmente oferece a melhor qualidade de streaming 4K do mercado no momento. As taxas de bits de 4K são melhores do que alguns filmes do iTunes.

Afinal, vale a pena assinar o Apple TV Plus?

O Apple TV Plus parece ser um bom serviço de streaming, mas ainda limitado. A tendência é o crescimento com novos filmes e séries. Mas no momento, o serviço é limitado, levando em conta a concorrência.

Ainda assim, o valor de R$ 9,99 é bastante interessante, haja visto que a qualidade de áudio e vídeo dos conteúdos é bastante alta e o conteúdo em si parece de qualidade, ou seja, boas produções.

Além disso, o Apple TV Plus é ideal para quem tem uma das smart TVs compatíveis ou um dispositivo de streaming como a Apple TV ou o Amazon Fire, é uma boa pedida. Dispositivos móveis como iPhone e Ipad, ou ainda notebooks e PCs Apple também podem ser utilizados para assistir a programação.

Como há o teste grátis de 7 dias, vale a pena conferir e ver se é do seu agrado.