A Apple lançou este mês a atualização de seu Mac Pro, o icônico computador ficou marcado quando foi lançado em 2013, com seu formato de cilindro, que virou meme em toda a internet. Antes disso esses computadores da Apple não haviam ainda recebido opções de placas de vídeo off-board.
Agora estamos diante de mais um meme, também já conhecido, por possuir um gabinete que muito se assemelha a um ralador de alimentos, memes a parte, o que temos é um novo Mac Pro, com configurações absurdamente robustas, projetado para a base de usuários profissionais da Apple.
A Apple aprendeu com seus erros e as limitações térmicas do design do Mac Pro de 2013 e o novo Mac Pro apresenta um design semelhante ao Mac Pro retangular de 2012, concentrando-se fortemente na capacidade de atualização e expansão.
Embora o Mac Pro 2019 tenha um formato de PC mais tradicional que o seu antecessor, ele ainda é do tipo Apple, com uma estrutura de aço inoxidável e uma caixa de alumínio que fornece acesso completo ao hardware.
As alças estão embutidas na estrutura para facilitar a movimentação do Mac Pro e, voltando ao meme do ralador de alimentos, a Apple diz que o design maximiza o fluxo de ar e permite um desempenho mais silencioso.
Os preços no Mac Pro partem de US$6.000, portanto, essa máquina foi criada sem dúvida para profissionais que precisam do melhor desempenho disponível e suas variações de atualização de hardware podem levar rapidamente o Mac Pro para o patamar superior a US$52.000.
O Mac Pro usa processadores Xeon com até 28 núcleos, tem a capacidade de upgrade de até 1,5TB de memória RAM e oito slots de expansão PCIe, além de GPUs Radeon Pro Vega II Duo de última geração, alojadas em dois módulos MPX da Apple que a Apple diz oferecer uma arquitetura de expansão gráfica inovadora, fornecendo integração com Thunderbolt e mais de 500W de potência.
O iFixit compartilhou como de costume o passo a passo da desmontagem do novo Mac Pro, dando nota 9 para reparabilidade. Dado seu design modular, o novo Mac Pro obteve uma pontuação quase perfeita, o iFixit observou que reparos e atualizações básicas podem ser executados com ferramentas padrão ou mesmo sem ferramentas.
Os principais componentes também usam soquetes e interfaces padrão, do ponto de vista do reparo, a única desvantagem é que, embora os SSDs sejam modulares, eles não podem ser substituídos pelo usuário, pois estão ligados ao chip de segurança Apple T2.
Se você precisar remover e substituir os módulos SSD, um documento de suporte solicitará entrar em contato com a Apple ou com um provedor de serviços autorizado da Apple. E esse foi o exato motivo do Mac Pro 2019 não ter recebido nota 10.
Você pode acompanhar todos os passos de desmonte do novo Mac Pro 2019 aqui.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.