Opinião: Porque a câmera do novo iPhone 11 é tão feia?

O design da parte traseira dos novos iPhones de 2019 (11, 11 Pro e 11 Pro Max) é realmente esquisito e feio. Mas há um porquê disso, e é o que vamos falar aqui.

Opinião: Porque a câmera do novo iPhone 11 é tão feia?

Muito já se falou da qualidade da câmera dos novos iPhones (11, 11 Pro e 11 Pro Max). Mas este artigo não vai falar da qualidade, embora sim, são ótimas câmeras. Aqui, vamos falar e explicar o porquê do design horroroso que a Apple escolheu para as câmeras destes smartphones, que estão entre os melhores do mundo na atualidade.

Como você sabe, a internet não perdoa! Assim que foram lançados a nova linha iPhone 11, no Evento Especial da Apple de 10 de setembro de 2019, no Steve Jobs Theater, em Cupertino nos Estados Unidos, uma chuva de memes surgiu, e não é pra menos. Abaixo reunimos alguns dos memes mais engraçados, veja:

Várias piadas e memes rolaram na web depois que a Apple lançou o iPhone 11, confirmando o design peculiar, enquanto alguns relatos mencionavam que a câmera do novo iPhone realmente desencadeou a tripofobia de algumas pessoas (vamos falar disso mais além).

Como você pode ver nos memes acima, as câmeras do iPhone 11 são comparadas com muitas coisas, como um fogão cooktop e um barbeador elétrico. Mas afinal, porque a Apple não fez um design mais bonito no seu top de linha de 2019?

Porque a câmera do novo iPhone 11 é tão feia?

As três lentes do iPhone 11 Pro não estão dispostas em uma fileira, como era no iPhone de câmera dupla (iPhone 7 Plus e posteriores), mas em um esquisito triângulo. E junto com o flash, eles são dispostos em uma placa quadrada com destaque, o que deixa o design da parte traseira do dispositivo ainda mais peculiar.

Desde os primeiros vazamentos do design do iPhone 11, a maioria das pessoas reclamou severamente da enorme protuberância na parte traseira, que abriga as três (ou duas) câmeras, e que foi colocada em um módulo quadrado.

Embora o design das câmeras não seja agradável aos nossos olhos, ele é necessário. Além disso, as pessoas devem se acostumar, assim como ocorreu com o entalhe na tela, lançado no iPhone X há dois anos e severamente criticado na época. O motivo pelo qual a Apple fez o iPhone 11 dessa forma tem a ver com o aproveitamento máximo do espaço disponível.

Outros smartphones Android que possuem configurações de lente tripla ou quádrupla em vários arranjos diferentes. Estamos analisando os módulos de câmera horizontal, vertical e quadrada que podem acomodar até quatro lentes. Smartphones como o P20 Pro, o P30 Pro, o Mate 20 Pro, o Galaxy S10 e o Galaxy Note 10 possuem módulos de câmera com lente tripla.

Enquanto isso, a Apple fazia as coisas de maneira diferente, organizando as três lentes em um padrão em zigue-zague:

Primeiramente, se você ainda não viu o iPhone 11 Pro e o 11 Pro Max pessoalmente, tente ver em uma loja, pois a aparência é muito melhor pessoalmente. Depois de você segurar um em suas mãos, e usar suas câmeras triplas estranhamente alinhadas, provavelmente vai mudar de ideia.

O software da câmera da Apple é o que diferencia as câmeras do iPhone 11, e faz com que o zoom entre as três câmeras seja extremamente suave; Não há nenhum travamento quando você alterna de uma câmera para outra, como vimos em muitos smartphones Android.

É por esse motivo que as três câmeras na parte traseira do iPhone 11 Pros estão alinhadas do jeito: para aplicar o zoom diretamente do centro. Nos smartphones Android, onde as três câmeras geralmente estão alinhadas em uma fileira, é necessário deslocar o smartphone físicamente para a esquerda ou para a direita, para recompor uma foto. É um pequeno detalhe, mas para quem leva a sério a fotografia, faz toda a diferença.

Outras vantagens da câmera (feia) do iPhone 11

Além da inovação no design, houve algumas melhorias nas câmeras. A câmera frontal agora também filma em 4K, e é capaz de capturar fotos em câmera lenta. Há também uma câmera grande angular nos iPhones com três câmeras. A adição de uma lente ultra grande angular complementa as lentes padrão e telefoto, oferecendo a versatilidade de capturar grandes paisagens com uma largura impressionante, com zoom óptico 2x para close-ups detalhados.

A câmera dos novos iPhones faz uma compilação de uma série de fotografias com várias exposições, a fim de reduzir o movimento e o desfoque na imagem final. O recurso Deep Fusion usa uma série de imagens para compor uma única foto, com análise pixel a pixel para extrair detalhes e cores em imagens com pouca luz (em breve este recurso será disponibilizado). A câmera do iPhone 11 ainda conta com a ativação automática do modo noturno.

Tripofobia

Existe uma fobia que impede pessoas de utilizarem os novos iPhone de 2019. A tripofobia (do grego: medo de buracos) é a fobia de padrões irregulares ou de agrupamento de pequenos buracos ou saliências.

O módulo das câmeras traseiras do iPhone 11 é composto por cinco elementos circulares. São três câmeras, um flash e um microfone. Agrupados, estes cinco elementos de forma pouco lógica incomoda bastante quem tem a fobia por buracos.

Muitos especialistas dizem que todas as pessoas sofrem da Tripofobia, mas em grau diferente. Enquantos para alguns, a tripofobia é tão fraca a ponto de não sentirem nada olhando pro iPhone 11, por exemplo, para outros, em grau maior, é insuportável.

Dentre os sintomas da tripofobia está o aumento de batimentos cardíados (taquicardia) e arrepios. Algumas pessoas chegam a vomitar por causa dos "buracos". Mas os sintomas variam muito de pessoa para pessoa.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

Sem internet? Experimente 10 ótimos jogos offline para Android em 2021
Aplicativos

Sem internet? Experimente 10 ótimos jogos offline para Android em 2021

Nada pior do que estar entediado e sem acesso à internet. Mas relaxa, pensando em tornar seu momento desconectado mais divertido, separamos 10 jogos offline para Android.

Novo golpe no iOS induz usuário a baixar app falso no iPhone
Apple

Novo golpe no iOS induz usuário a baixar app falso no iPhone

Até o momento, os criminosos já roubaram US$ 1,4 milhão de criptomoedas. Confira aqui, todos os detalhes.

Começou nesta sexta (15), a pré-venda da família do iPhone 13 no Brasil
Apple

Começou nesta sexta (15), a pré-venda da família do iPhone 13 no Brasil

Para quem quer comprar um dos novos smartphones da Apple, a família do iPhone 13 já está disponível para venda no Brasil. Confira os detalhes.