A Apple anunciou recentemente que está comprando a divisão de modems para smartphones da Intel. Rumores indicavam que isto ocorreria em breve, e agora é oficial. O anúncio foi feito pela própria Apple em seu site nesta quinta-feira (25). 

Segundo a maçã, este negócio será fechado no final do ano de 2019 e custará 1 bilhão de dólares. Cerca de 2.200 funcionários da Intel responsáveis pelos modems para smartphones serão transferidos para a Apple, que também contará com a propriedade intelectual, equipamentos e arrendamento da Intel.

Agora, a maçã contará com tecnologia, funcionários e patente da Intel para fabricar modems próprios.
Agora, a maçã contará com tecnologia, funcionários e patente da Intel para fabricar modems próprios.

Como se não bastasse, a maçã ainda vai contar com 17 mil patentes de tecnologias wireless, indo desde protocolos para padrões de celulares até arquitetura e operação de modems. A Intel poderá continuar desenvolvendo seus chips, mas apenas para PCs, dispositivos IoT e veículos autônomos. 

"A Apple está animada por ter tantos engenheiros excelentes se juntando ao nosso grupo de tecnologias para celulares, e sabemos que eles vão prosperar no ambiente criativo e dinâmico da Apple", disse Johny Srouji, vice-presidente sênior de Tecnologias de Harware da maçã. Srouji ainda disse que essa união "vai ajudar a acelerar o desenvolvimento em produtos futuros e permitirá que a Apple se diferencie ao longo deste avanço".

Apesar da notícia animadora, ainda deve levar um certo tempo até vermos modems 5G fabricados pela maçã. O jeito é esperar o fim deste ano para termos certeza de que o acordo será firmado - e aguardas as cenas seguintes dessa história.

Fonte: apple