O novo iPhone XR representado nas imagens que ilustram este texto, poderia ser facilmente confundido com o iPhone XR do ano passado, se não fosse pela adição de mais uma câmera, organizadas verticalmente com o flash LED à direita em um ressalto quadrado na parte traseira do smartphone.

De acordo com Ming-Chi Kuo, analista da TF International Securities, o novo iPhone XR de 6,1 polegadas terá uma configuração com câmera dupla em vez de uma configuração com câmera tripla, essa exclusiva dos iPhone XS e XS Max de nova geração.

iPhone XR
iPhone XR 2019

As imagens dos iPhones Xs e XS Max 2019 incluíram um ressalto quadrado que abrigaria as três câmeras, mas esta é a primeira vez que vemos o mesmo design, agora no novo iPhone XR com câmera dupla.  

iPhone XS
iPhone XS 2019

Espera-se ainda que as câmeras frontais dos novos iPhones passem a ter 12 megapixels em substituição às de 7 megapixels dos modelos 2018.

Alguns rumores apontam ainda para a substituição da tela LCD do iPhone XR por uma tela OLED assim como às presentes em seus irmãos maiores. Vale pontuar que tal substituição certamente deixaria o iPhone XR mais caro, visto que telas OLEDs são mais caras.

Todos os iPhones de 2019 provavelmente adotarão chips A13 atualizados da TSMC, fornecedora de chips da Apple. O A13, como todos os upgrades de chip, deve trazer melhorias de desempenho e eficiência energética.

chipset A13
chipset A13

Quanto às dimensões, o OnLeaks sugere que o iPhone XR 2019 terá 150,9 x 76,1 x 7,8 mm, sendo que exatamente no ressalto das câmeras traseiras, o smartphone seria mais espesso, com 8,5 mm.

Rumores sugerem que a Apple está planejando fazer alterações no sistema de câmera TrueDepth frontal que permite identificação facial nos iPhones 2019. Kuo acredita que os novos iPhones de 2019 contarão com um novo sensor que melhorará o Face ID, diminuindo o impacto da luz invisível do ambiente.

Apesar de alguns rumores sugerirem um entalhe menor ou nenhum entalhe, Ming-Chi Kuo acredita que não haverá nenhuma alteração para o tamanho do notch na nova geração.

O iPhone XR foi o iPhone mais vendido da Apple em 2018, respondendo por cerca de 32% das vendas do iPhone nos EUA, segundo dados de vendas da Consumer Intelligence Research Partners. Comparativamente, o iPhone XS e o XS Max, os iPhones mais caros da Apple, foram responsáveis ​​por 35% das vendas juntos.

Espera-se que a Apple revele seus novos iPhones em setembro de 2019 como é de costume.