No que diz respeito aos modelos do iPhone, o iPhone XS Max continua vendendo mais que o modelo menor.

Parece que aqueles que querem o carro-chefe do iPhone foram atraídos para o tamanho de tela maior, enquanto os que buscam telas menores foram mais propensos a optar pelo iPhone XR, que é inclusive mais barato.

O sucesso do iPhone XR representa uma notícia não tão boa para a Apple em um aspecto: o impacto sobre o preço médio de venda (ASP).

Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) - EUA

"O iPhone XR continua a dominar as vendas de iPhone nos EUA", disse Josh Lowitz, parceiro e co-fundador do CIRP.

CIRP - Iphone XR em primeiro lugar nas vendas (JAN-MAR)
CIRP - Iphone XR em primeiro lugar nas vendas (JAN-MAR)

"O iPhone XR continua sendo o modelo individual mais vendido novamente neste trimestre, após o lançamento no início de dezembro de 2018. Nos EUA, os modelos mais recentes do iPhone venderam tanto quanto os modelos mais novos um ano atrás, com cerca de 60% das vendas totais. Com base nessas tendências, estimamos um preço médio de venda de cerca de US$800, uma queda em relação ao trimestre anterior."

O relatório de vendas de smartphones da CIRP nos EUA para o trimestre anterior descobriu que níveis de armazenamento mais altos estavam ajudando a impulsionar o preço médio de venda, mas esse efeito está sendo agora compensado pelo preço mais baixo do iPhone XR.

A porcentagem de compradores do iPhone que pagaram pelo aumento do armazenamento cresceu para 38% no último trimestre, em comparação com 33% no trimestre do ano anterior. Com base no preço elevado associado ao armazenamento maior, bem como no mix de modelos vendidos no primeiro trimestre, estimamos que a Apple tenha aumentado seu ASP para mais de US$800.

No entanto, a receita de serviços parece saudável. O CIRP descobriu que quase metade dos compradores de iPhone dos EUA pagaram níveis de armazenamento do iCloud, com altos níveis de assinaturas da Apple Music também.

iPhone XR
iPhone XR

Entre os compradores do iPhone nos EUA no trimestre, 48% usam o armazenamento pago do iCloud e 21% dos compradores do iPhone usam o serviço de streaming da Apple Music e 13% usam o legado serviço de música do iTunes.

Embora AppleCare não seja uma escolha popular. As garantias da Apple Care são vendidas precariamente, devido à intensa concorrência de operadoras de telefonia móvel, varejistas e outros provedores de garantia.

KANTAR - Reino Unido

Os últimos dados da KANTAR também teve indicativos positivos para a Apple no Reino Unido: o iPhone XR também foi o smartphone mais vendido durante o primeiro trimestre do ano.

"O iPhone XR teve um forte desempenho para a Apple neste trimestre, superou o combinado iPhone XS e iPhone XS Max na Europa e conquistou o título de modelo mais vendido na Grã-Bretanha. Na Europa, os modelos iPhone XR e iPhone XS / Max desempenham um papel importante no gerenciamento da base da Apple."

Como era de se esperar, a maioria dos compradores do iPhone XR estava atualizando de modelos pré-iPhone X.

"16% dos compradores XS e XS Max atualizaram de um iPhone X, em comparação com menos de 1% dos compradores do iPhone XR."

Mas isso, segundo a KANTAR, é por conta do preço: em um momento em que seus telefones estão custando mais de três dígitos, e as pessoas estão segurando seus telefones por mais tempo, o iPhone XR provou ser uma maneira eficaz de persuadir os donos de modelos antigos a atualizar, custando menos.

A Apple vem reduzindo seus preços nos principais mercados do exterior, à medida que busca proteger as vendas, além de introduzir acordos de troca relativamente generosos.

CIRP e KANTAR são órgãos especializados em pesquisa de mercado, conhecidos mundialmente, inclusive aqui no Brasil.

Os preços do iPhone XR no Brasil: