Tim Cook, atual presidente da gigante Apple, durante entrevista com a ABC News declarou que está preocupado com a privacidade na internet como um todo, mas mais especificamente relacionada aos dados transmitidos pelos celulares.

Não é novidade que muitas empresas de aplicativos e sites coletam informações de seus usuários, mas o que atualmente está ocorrendo é o uso exacerbado de coleta de dados e utilizado de forma errônea, sem o consentimento do usuário. Pior ainda, de forma comercial, vendendo dados para as empresas obterem informações de seus clientes e assim mudarem sua estratégia de vendas e conseguir mais canais de comunicação.

Porém, não para por aí, até porque evidentemente Tim não soltaria isso de graça, sem interesse algum. Ele disse que é interesse da empresa vender iPhones, mas não quer que "use o produto demais", então ele emenda a fala dizendo que a empresa se sente na responsabilidade de fazer algo para tornar o uso do seu celular, iPhone, mais produtivo para os usuários.

CEO da Apple
CEO da Apple

Você pode pensar que não há mal algum em querer o bem dos usuários, mas de uns anos para cá a Apple tem recebido reclamações de desenvolvedores de apps que restringem o uso do smartphone. Mas a "maçã" chegou a remover ou restringir no ano passado pelo menos 11 dos 17 apps de controle de tempo de tela mais baixados em sua loja. E porque isso? Porque segundo a empresa, eles eram concorrentes diretos e realizavam o mesmo serviço que era oferecido pelo iOS e seus apps. Entretanto, há algo que não foi mencionado, evidentemente, pelos funcionários da Apple: os apps realizavam essas funções antes mesmo da Apple criar para o seu celular. Então quem está agindo de má fé? Chegue às próprias conclusões por si mesmo.