O iPhone XS (e XS Max) apresentam os sistemas de câmeras mais impressionantes em um telefone da Apple até o momento. Desde o recurso Smart HDR da câmera dupla até sua profundidade de campo ajustável, os mais novos dispositivos emblemáticos da Apple oferecem inúmeras ferramentas de câmera que os tornam dignos de consideração.

3 características surpreendentes da câmera do iPhone XS e XS Max

Vamos percorrer os principais recursos da câmera nos modelos do iPhone 2018 e como melhor utilizá-los.

  1. Especificações da Câmera

Tanto o iPhone XS quanto o XS Max possuem duas câmeras de grande angular 12MP (abertura ƒ / 1.8) e telefoto (abertura ƒ / 2.4). Há também uma câmera TrueDepth de 7MP projetada para funcionar com o excelente recurso de desbloqueio de ID Facial(transferido do iPhone X 2017), FaceTime e selfies. Dentro, você encontrará um chip A12 Bionic de última geração com Neural Engine. Este chip desempenha um papel importante em empurrar a fotografia em ambos os telefones para novos níveis.

A câmera traseira também oferece zoom óptico de 2x com zoom digital de até 10x e iluminação de modo retrato com cinco efeitos . Seus recursos se destacam com o flash True Tom de quatro LEDs com sincronização lenta e captura de cores ampla para fotos e fotos ao vivo.

Enquanto isso, a câmera frontal oferece uma abertura ƒ / 2.2, Retina Flash, os mesmos efeitos de iluminação de retrato mencionados acima e muito mais.

  1. Smart HDR

O novo recurso de câmera mais impressionante do iPhone XS é o HDR Inteligênte (High High Dynamic Range). Com o Smart HDR, a câmera do iPhone combina automaticamente as partes mais desejáveis de exposições separadas em uma única melhor foto. O HDR inteligente é ideal para momentos em que você está fotografando cenas de alto contraste, como fotos de um céu claro ou paisagem ao pôr do sol.

De acordo com a Apple, o chip A12 possui ISP e algoritmos avançados, tornaram as filmagens em HDR ainda mais inteligentes (daí o nome) nesta geração de iPhone. O novo recurso promete mais destaques à detalhes de sombras, principalmente quando em comparação com as câmeras dos modelos anteriores do iPhone.

Você vai encontrar um ícone para Smart HDR no aplicativo de câmera, sob o seletor de modo. Toque para ativá-lo.

Se você quiser usar o Smart HDR por padrão (e não precisar ativá-lo sempre que tirar uma foto), vá em Configurações > Câmera, e encontre a alternância do Smart HDR. Quando ele está ativado, a opção HDR não está disponível no aplicativo Câmera.

Se você está vindo de um iPhone X ou até mesmo de um iPhone 8, pode não notar muita diferença entre HDR e Super HDR. O recurso oferece mais melhorias em comparação com dispositivos anteriores, como o iPhone 7 e 7 Plus.

No exemplo abaixo, você pode ver a diferença entre uma tomada sem HDR tirada em um iPhone 7 (à esquerda) e outra usando o Smart HDR em um iPhone XS Max. Observe os detalhes melhorados e sombras no último, onde as luzes da árvore não são tão brilhantes.

Smart HDR Apple
Smart HDR Apple

  1. Profundidade de Campo Ajustável (Bokeh)

A Apple e outras empresas recentemente passaram muito tempo trabalhando para melhorar o modo retrato dos smartphones. No iPhone XS, a Apple introduziu um modo retrato aprimorado, com controle avançado de bokeh (áreas fora de foco e distorcidas) e profundidade. O último permite que você ajuste manualmente o desfoque do fundo em retratos - tanto antes quanto depois de tirar a foto.

Para fazer alterações, mova o controle deslizante com as aberturas das lentes na parte inferior da moldura. Você pode usar uma abertura de lente de f 1.4 a f 16. Por padrão, a abertura da lente é ajustada em torno de f 4.5.

Para ajustar a profundidade de campo durante o pós-processamento:

  • Acesse o aplicativo Fotos no seu iPhone e selecione a foto que você deseja editar.
  • Toque em Editar.
  • Ajuste a profundidade de campo usando o controle deslizante Profundidade na parte inferior e toque em Concluído.

O processo é semelhante para fotos ao vivo:

  • Selecione o modo Retrato, no aplicativo Câmera.
  • Clique no botão f (no canto superior direito da tela) para ativar o controle deslizante de profundidade de campo.
  • Selecione a profundidade desejada, usando o controle deslizante e, em seguida, tire sua foto.

Nota: Ajustar a profundidade de campo com uma foto ao vivo requer o iOS 12.1 ou superior.

Outras melhorias na câmera do iPhone XS e XS Max

Graças ao chip A12, sensores aprimorados e outros aprimoramentos da câmera no iPhone XS que não exigem nenhuma intervenção de sua parte.

Neural Engine

O chamado Neural Engine é capaz de realizar cinco trilhões de operações por segundo. Ao fazer isso, ele pode trabalhar melhor na distinção de rostos em um quadro, aplicar efeitos de iluminação automaticamente ao assunto e separar com mais precisão um assunto do plano de fundo.

Sem atraso do obturador

Por muito tempo, você pode ter experimentado um atraso significativo entre o momento em que aperta o botão do obturador e o momento em que uma foto é gravada. Isso não é mais um problema no iPhone XS; sempre que o aplicativo Câmera estiver aberto, ele tirará fotos em segundo plano.

O sistema exclui essas imagens, a menos que você aperte o botão do obturador, o que acontecerá instantâneamente.

Detalhe de pouca luz

O iPhone XS também oferece pixels maiores e mais profundos em situações de pouca luz. Isso é feito permitindo a entrada de mais luz no sensor.

Tela OLED

Finalmente, o iPhone tem um novo display OLED. Eles são encontrados no iPhone XS de 5,8 polegadas e no iPhone XS Max de 6,5 polegadas. Embora certamente não seja um recurso somente de câmera, os monitores maiores fornecem mais espaço para o visor, o que deve ser útil ao fotografar.

Recursos de câmera no iPhone XR

Muitos dos recursos de câmera encontrados no iPhone XS / XS Max também estão presentes no iPhone XR 2018. No entanto, o dispositivo mais barato da Apple não oferece uma lente telefoto dupla, e seu zoom digital é de apenas 5x, não 10x. Mas os recursos da câmera discutidos acima também estão disponíveis no iPhone XR. Certifique-se de analisar bem todos os recursos do iPhone XS e do iPhone XR antes de tomar uma decisão de compra.

Você também deve analisar em outros smartphones emblemáticos e ver como eles se comparam ao iPhone XS. Existem muitos smartphones Android com ótimas câmeras, como o Samsung Galaxy S9 Plus, o Zenfone 5Z e o novo Moto G7, que destacam em particular. Ainda assim, se você usa o iOS, eles não são uma opção, já que rodam o sistema Android.

O iPhone XS é o smartphone mais avançado da Apple até hoje. Certifique-se de ter dominado outras configurações essenciais da câmera do iPhone para as melhores fotos, não importando qual dispositivo você tenha.