A Apple Pay existe desde outubro de 2014, mas no chegou no Brasil apenas no dia 4 de Abril deste ano. Embora já esteja em terras tupiniquins há alguns meses, muitos usuários do sistema iOS e muitos lojistas ainda não sabem como utilizar esse recurso.

Se você quer saber como configurar o Apple Pay no iPhone e poder pagar suas contas sem ter que levar o cartão de crédito ou débito consigo, então confira o tutorial abaixo.

Quer esteja a fazer compras online ou em uma loja física com seu cartão de crédito ou débito, o Apple Pay pode ser a solução perfeita. O Apple Pay permite que você armazene seus cartões de crédito, débito e recompensas usados ​​com frequência no seu iPhone. Veja como configurar e usar o Apple Pay para compras on-line ou numa loja.

» Veja mais dicas e tutoriais do novo iOS 12

 

Dispositivos Apple Pay suportados

O Apple Pay é suportado do iPhone SE e 6S ao iPhone X. Ele também é suportado em todos os Apple Watches. O iPad de quinta geração, o iPad Pro, o iPad Mini 3 e 4 e o iPad Air 2 também suportam o recurso. Em Macs, se o seu computador é capaz de executar o MacOS Sierra ou posterior, também pode usar o Apple Pay.

Bancos que suportam o Apple Pay

O Apple Pay é suportado por várias instituições financeiras e empresas de cartão de crédito no Brasil: Mastercard, Visa, Itaú, Banco do Brasil e Bradesco.

Bancos que suportam o Apple Pay
Bancos que suportam o Apple Pay

Entre as lojas físicas que aceitam pagamentos com Apple Pay estão o Carrefour, Fast Shop, Pão de Açúcar, Livraria Cultura e a iPlace. A lista de lojas online são maiores, e incluem Peixe Urbano, Dafiti, Hotel Urbano, iFood, Recarga Pay, Ingresso.com e Magazine Luiza. A lista completa de estabelecimentos pode ser conferida aqui. Lembrando que a lista só tende a aumentar com o tempo.

Como configurar o Apple Pay?

Você pode adicionar até oito cartões ao Apple Pay, para usar em todos os seus dispositivos Apple. Se você pretende usá-lo, digamos, no seu iPhone e no Apple Watch, é necessário adicionar seus cartões a ambos os dispositivos.

Como adicionar cartões ao iPhone e iPad

  1. No seu iPhone, abra o aplicativo Wallet. No seu iPad, vá para Configurações > Carteira e Apple Pay. Toque em Adicionar cartão. Se você não tiver a Touch ID ou uma senha já configurada, será solicitado a fazê-lo. Toque em Continuar. Você tem a oportunidade de usar sua câmera para digitalizar seu cartão ou pode inserir os detalhes do cartão manualmente.
    Como adicionar cartões ao iPhone e iPad
    Como adicionar cartões ao iPhone e iPad
  2.  Toque em Avançar para verificar as informações do seu cartão. Você pode ser solicitado a entrar em contato com seu banco para concluir o processo de verificação. Quando a verificação estiver completa, toque em Avançar. Agora é só usar o Apple Pay.
    Como adicionar cartões ao iPhone e iPad
    Como adicionar cartões ao iPhone e iPad

Como adicionar cartões ao Mac

  1.  Para adicionar um cartão ao seu Mac, você precisa ir em Preferências do Sistema > Carteira e Apple Pay e, em seguida, clique em Adicionar Cartão.
  2. Siga as instruções na tela. Se você quiser usar o cartão que você tem em arquivo com o iTunes ou a App Store, você só precisa digitar o código de segurança, qe está na parte de trás do seu cartão.
  3. Para adicionar um novo cartão, basta digitar os detalhes do seu cartão e clicar em Avançar .
  4. A Apple tentará verificar seu cartão. Talvez seja necessário entrar em contato com seu banco para concluir o processo de verificação.
  5. Depois que seu cartão for verificado, clique em Avançar para concluir o processo de configuração.

Como adicionar cartões ao Apple Watch

Para adicionar um cartão ao seu Apple Watch, abra o aplicativo Watch no seu iPhone. Vá para a guia "Meu relógio" e selecione o relógio que você usará com o Apple Pay. Toque em Wallet > Adicionar cartão de crédito ou débito.

  1. Siga as instruções na tela para adicionar seu cartão ou digite o código de segurança associado ao cartão que você já usa.
  2. Toque em Avançar e suas informações serão verificadas. Em alguns casos, seu banco pode precisar de mais informações.
  3. Depois que suas informações forem verificadas, toque em Avançar mais uma vez, para finalizar o processo de configuração.

 

Como usar o Apple Pay nas lojas

Para usar o Apple Pay nas lojas, você precisará ter seu iPhone ou Apple Watch consigo.

  1. Se você tiver um iPhone com Touch ID, coloque o dedo no scanner e mantenha o aparelho próximo ao leitor (cerca de dois ou três centímetros) até ver Concluído, acompanhado de uma marca de seleção.
    • Para usar um cartão diferente para sua compra, basta tocar no cartão padrão quando ele aparecer, antes de se autenticar com o reconhecimento de rosto, Touch ID ou senha.
  2. Para pagar usando seu Apple Watch, clique duas vezes no botão lateral e segure o relógio próximo ao leitor, até ver a palavra Concluído e a marca de seleção anexada.
    • Para alterar os cartões no Apple Watch, clique duas vezes no botão lateral antes de segurá-lo perto do leitor. Quando o cartão padrão aparecer, deslize para a esquerda ou para a direita para trocar de cartão. Mantenha seu relógio perto do leitor para continuar com seu pagamento.

Nota : Se for solicitado a escolher entre crédito ou débito, escolha crédito. Se for solicitado os últimos quatro dígitos do cartão, use o número da conta do dispositivo. Para encontrar isso no seu iPhone, abra o aplicativo Wallet, escolha seu cartão e toque no ícone "i". Para o Apple Watch, abra o aplicativo Watch no seu iPhone e toque em Wallet e Apple Pay > seu cartão.

Como usar o Apple Pay em aplicativos de lojas

Há um número crescente de aplicativos de lojas que aceitam o Apple Pay. Você saberá se pode usar o serviço quando aparecer a opção de pagamento com o Apple Pay:

  1. Para pagar, toque no botão que aparecer no checkout ou selecione Apple Pay como seu método de pagamento.
  2. Se você quiser pagar com um cartão diferente, basta tocar no ícone ">" ao lado do cartão padrão.
  3. No seu iPhone ou iPad, insira sua digital no Touch ID para confirmar o pagamento. No Apple Watch, clique duas vezes no botão lateral. Quando o processo de pagamento estiver concluído, você receberá a mesma confirmação e marca de verificação concluída.

Como usar o Apple Pay no Safari

O uso do Apple Pay no Safari é muito fácil, no entanto.

Efetue um pagamento usando um iPhone, iPad ou um MacBook Pro com o Touch ID

  1. Toque no botão Apple Pay.
  2. Verifique novamente seu faturamento, envio e outras informações.
    • Para usar um cartão diferente no iPhone ou iPad, toque em ">", ao lado do cartão selecionado.
    • Para usar um cartão diferente no MacBook Pro, pressione as setas para cima ou para baixo ao lado do cartão atual.
  3. Quando você estiver pronto para confirmar sua compra e pagar:
    • No iPhone e no iPad, coloque o dedo no scanner Touch ID. Se o pagamento for aceito, você verá Concluído  e uma marca de seleção.
    • No MacBook Pro, insira sua digital no sensor Touch ID, como faria em um dispositivo iOS. Se a Touch ID estiver desativada, toque no ícone do Apple Pay, e você verá as etapas para ativar o recurso. Quando o pagamento for concluído, você verá uma mensagem de concluído e uma marca de seleção.

Efetue um pagamento usando o Mac

Basicamente o mesmo procedimento de usar o Apple Pay em um MacBook Pro, mas existem pequenos detalhes a serem verificados.

  1. Primeiro, você precisa estar conectado à mesma conta do iCloud que seu iPhone, iPad ou Apple Watch. Depois disso, ative o Bluetooth para que seu Mac utilize qualquer cartão de crédito ou débito adicionado ao seu dispositivo iOS ou ao Apple Watch.
  2. Toque no botão Comprar com Apple Pay ou Apple Pay, depois verifique suas informações ou troque de cartão, como faria em um MacBook Pro.
  3. Para pagar, insira sua digital no Touch ID do seu iPhone ou clique duas vezes no botão lateral no Apple Watch. Quando seu pagamento for bem-sucedido, você receberá uma mensagem de conclusão e uma marca de seleção.

Como verificar seu histórico de transações

Você pode verificar suas transações recentes no Apple Pay abrindo o aplicativo Wallet. Inicialmente, você só verá a última transação feita com um cartão. Para ver mais do que isso, toque no cartão e no ícone "i", e depois em "Transações".