Como sabemos, a Índia é um dos maiores mercados de smartphones do mundo, por conta disso, grande parte das empresas do setor procura disponibilizar os seus produtos com as melhores opções de preço. A Apple foi uma delas, que começou, inclusive, a produzir iPhones na Índia com a finalidade de reduzir os custos dos aparelhos e alavancar as vendas no território.

Porém, o que pareceria uma boa alternativa, parece que não teve o resultado desejado pela Apple. No primeiro semestre do ano a companhia não conseguiu melhorar as vendas, e ainda teve uma boa redução de participação no mercado indiano.

A Apple, segundo a Bloomberg, vendeu menos de 1 milhão de unidades de seus smartphones no país asiático no primeiro semestre de 2018. Uma análise da Counterpoint Research mostra que a Maçã ficou com somente 2% do mercado indiano em 2017, ano em que comercializou uma soma de 3,2 milhões de aparelhos no local.

Venda de iPhones na Índia não chega a 1 milhão no primeiro semestre.
Venda de iPhones na Índia não chega a 1 milhão no primeiro semestre.

Em maio deste ano, a Apple acabou perdendo espaço no mercado indiano, abrindo espaço para a Samsung e OnePlus entre as preferências do consumidor de smartphones de elite no país asiático.

Com isso, ao vender menos de um milhão de aparelhos no mercado indiano nos primeiros seis meses de 2018, a Apple teve uma drástica redução nas vendas na Índia. Assim, para conseguir empatar com os números do ano passado, a companhia precisa aumentar bastante as vendas nesse segundo semestre.

O mercado indiano está sendo bastante visado pelas fabricantes por algumas razões específicas, além de ser o segundo maior país do mundo em população, tem também uma economia crescente e classe média cada vez maior. Com isso, cada vez mais consumidores possuem poder de compra, e começam a investir em aparelhos mais sofisticados. A Apple, claro não queria perder espaço.

Mesmo com queda nas vendas, recentemente, Tim Cook disse que os lucros da empresa na Índia estão aumentando.