A briga entre a Apple e Qualcomm parece não chegar ao fim. O caso que se encontra nos tribunais estadunidenses, inclusive, já começa a prejudicar os resultados financeiros da fabricante do Snapdragon.

Desta vez, a Qualcomm entrou com um novo processo contra a Apple em que acusa a empresa de violação de cinco de suas patentes. São elas: transceptores de radiofrequência, eficiência de energia em CPUs móveis, gerenciamento de energia de dispositivos e aprimoramento de imagem usando dados baseados em profundidade.

Qualcomm acusa novamente a Apple de violação de patentes no iPhone X.
Qualcomm acusa novamente a Apple de violação de patentes no iPhone X.

A Qualcomm ainda diz que estas patentes foram usadas de forma indevida nas gerações dos iPhones 7, 8 e X.

Em uma das infrações citadas, a Qualcomm diz que a Apple usou de forma indevida as suas tecnologias em todos os iPhones que possuem câmera dupla e possuem o "modo retrato".

Outra violação está relacionada ao processador A10 desenvolvido pela Apple e que, de acordo com a Qualcomm, utiliza indevidamente as tecnologias que listam como fazer com que o chipset consiga mais eficiência energética.

Já as três outras violações de patentes são mais específicas, duas delas listam tecnologias para transmissão de dados e outra o aproveitamento de memória RAM.

O processo está arquivado no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o sul da Califórnia, porém a Qualcomm espera que ocorra um julgamento o mais rápido possível.

A dona do Snapdragon também solicita que a Apple pague danos morais, uma taxa não revelada sobre cada dispositivo infrator e ainda uma indenização.

Não temos a informação se tal processo irá mesmo a julgamento, mas essa pode ser mais uma tentativa da Qualcomm de fazer com a Apple desista da briga judicial e que ambas entrem em um acordo amigável.