Atualmente, tudo o que está relacionado a privacidade na internet é um assunto bastante pertinente. A coleta de dados feita através das empresas está cada vez mais fácil, tudo isso em razão das câmeras e microfones que estão pelo mundo todo.

A Reuters disse que, a Apple irá permitir que os desenvolvedores tenham acesso aos dados de mapeamento do rosto dos usuários do iPhone X. Tudo isso por causa do sistema de reconhecimento facial do aparelho, o Face ID, que utiliza mais de 30 mil pontos projetados no rosto para conseguir identificar o usuário.

Conforme a Reuters, a Apple irá permitir o acesso para os desenvolvedores desde que os usuários concedam também o acesso. Assim, caso o dono do iPhone X permita que o aplicativo use os dados do Face ID, tais informações poderão ser retiradas do smartphones e armazenadas em servidores do próprio desenvolvedor. Isso tudo seria bastante útil, por exemplo, em aplicativos de reconhecimento facial como o Snapchat ou mesmo o Instagram, que usam o rosto do usuário para adicionar efeitos de realidade aumentada.

Apple deve compartilhar com desenvolvedores dados de reconhecimento facial de iPhone X.
Apple deve compartilhar com desenvolvedores dados de reconhecimento facial de iPhone X.

"As questões de privacidade em torno do uso da tecnologia muito sofisticada de reconhecimento facial para desbloquear o telefone foram exageradas. As verdadeiras questões tem a ver com o acesso de desenvolvedores terceirizados", diz o analista Jay Stanley.

A Apple esclarece que os dados não serão usados para destravar o smartphones ou mesmo provar a identidade do usuário. Mesmo que o dono do smartphone conceda o acesso ao aplicativo, toda a transferência de dados é realizada de modo totalmente anônimo e não usa imagens dos usuários, mas sim fórmulas matemáticas e formatos geométricos que podem determinar a representação da expressão facial.