Os próximos smartphones devem ser apresentados seguindo a tendência da Apple no iPhone X, com Face ID com reconhecimento facial. Em que o futuro está na identificação dos rostos dos usuários e não na utilização dos dedos nas telas do smartphones.

Vários rumores apontavam para três alternativas distintas a serem escolhidas pela Apple para o destino do Touch ID, o leitor de impressões digitais que se tornou desde 2013 uma das características dos iPhones. As especulações em torno do assunto cogitavam que o sensor seria colocado na parte traseira do smartphone, no botão power lateral ou ainda embutido diretamente na tela.

iPhone X
iPhone X

No entanto, com o lançamento do iPhone X pode-se conferir que nenhuma das alternativas foi utilizada pela Apple. Isso porque as informações eram divulgadas com base em rumores sobre a possível apresentação do Touch ID embaixo da tela de vidro, como era esperado por muitos fãs dos iPhones. A Apple ressalta que essa nunca foi a intenção da empresa, através do chefe de engenharia de hardware da Apple, Dan Riccio:

"Eu ouvi alguns rumores que nós não conseguimos fazer o Touch ID funcionar embaixo do vidro [da tela], então nós tivemos que removê-lo. Quando tivemos uma visão inicial em fazer o Face ID ser tão bom como ele é, sabíamos que o sucesso poderia ser atingido se fossemos capazes de habilitar no produto [iPhone X] e que, se isso se tornasse realidade, poderia ser algo que nos fizesse queimar todas as pontes. Isso foi assumir que [o Face ID] era uma solução melhor. Então nós fizemos isso. Portanto a gente não perdeu tempo procurando leitores de impressões digitais que funcionassem atrás do aparelho ou embaixo do vidro porque, se nós fizéssemos essas coisas, que seria uma mudança de última hora, elas se tornariam uma distração relacionada à conquista mais importante, que foi a produção do Face ID em alta qualidade".

Sendo assim, as concorrentes da Apple, após a apresentação do iPhone X, pararam de tentar encontrar maneiras para colocar a biometria diretamente na tela, o que nunca teria sido a intenção da Maça.

  • Sistema: iOS 11
  • Processador: Apple A11 Bionic
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Tela - Tipo: OLED
  • Tela - Tamanho: 5,8"
  • Tela - Resolução: 2436 x 1125
  • Câmera principal: 12MP
  • Câm. Selfie: 7 MP

Apple iPhone X - Veja aqui a ficha técnica completa