Na próxima sexta-feira está previsto o início das vendas do iPhone X, porém, novos relatórios da KGI Securities afirmam que a Apple tem enfrentado vários problemas com a produção do novo modelo, com uma produção total de 2.3 milhões de unidades para serem distribuídas inicialmente, ou seja, um número muito abaixo do que era aguardado.

Conforme Ming-Chi kuo, analista da KGI, o maior obstáculo que a Apple precisou lidar durante a produção do iPhone X é em relação a placa de circuito impresso flexível para a antena do aparelho. A grande complexidade e ainda incapacidade da matriz inicial da fabricante Murata de atender às especificações que são exigidas pela Apple não foi atendida por completo.

Apple tem apenas 2 a 3 milhões de iPhone X prontos, aponta KGI.
Apple tem apenas 2 a 3 milhões de iPhone X prontos, aponta KGI.

"Materiais especiais, fórmulas, design, processos equipamentos e testes estão sendo requisitados para a antena FPCB, como as especificações para a antena do iPhone X (fornecidas pela Amphenol, nos EUA) são maiores que a do iPhone 8 e apenas a Murata e a Career Tech podem atender aos requerimentos da Apple", disse Kuo."

O relatório diz também que a Murata não conseguiu resolver os problemas antes de 2018, assim sendo, as fabricações foram substituídas pela fornecedora Career. "Acreditamos que a Career aumentará [a produção de novos iPhone X] até novembro, já que a expansão da capacidade leta muito tempo, e seus materiais, fórmulas, design, processos, equipamentos e testes são diferentes dos da Murata".

Outro problema atrelado a fabricação do iPhone X é com a placa FPCB para a câmera principal do aparelho. A Apple usa placas de circuito diferentes para cada módulo de câmera do iPhone, e a qualidade final do módulo principal com a lente mais aberta seria o real problema.

O componente chamado "Romeo", o projetor de pontos infravermelhos da câmera TrueDepth, é mais um dos problemas. Ele é o responsável pelo mapeamento visual da face do usuário. Porém, o relatório diz que o reconhecimento facial está falhando em razão do projetor.

Kuo diz que entre 25 e 30 milhões de unidades serão fabricadas até o final do ano. Sendo que apenas 2 a 3 milhões de unidades serão enviadas aos distribuidores locais antes do lançamento.

Agora, nos resta aguardar e descobrir o que a Apple está realmente preparando, já que ela não forneceu novas informações sobre a chegada dos aparelhos aos consumidores.