Apple comenta sobre privacidade no Face ID

iPhone X ainda não chegou ao mercado, porém, a expectativa é que se torne um sucesso de vendas.

Por | @oficinadanet Apple

Recentemente, a Apple lançou os seus novos smartphones iPhone 8, iPhone 8 Plus e o iPhone X, que acabou despertando o maior interesse por parte dos consumidores. O iPhone X chega com novidades que estavam sendo aguardadas há tempo, como o recurso Face ID que tem como objetivo a autenticação para o aparelho.

Por ser novidade, a Apple segue esclarecendo dúvidas sobre a tecnologia. Em resposta ao Senador norte-americano Al Franken, a companhia da Maçã esclareceu dúvidas de segurança sobre dados coletados pela tecnologia, como a segurança do cliente e ainda acesso de terceiros aos dados.

Apple comenta sobre privacidade no Face ID.Apple comenta sobre privacidade no Face ID.

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A Apple esclarece que a chance de uma pessoa aleatória desbloquear o iPhone X é de uma em um milhão. A empresa diz que após cinco tentativas malsucedidas, o usuário é solicitado a inserir a sua senha para conseguir desbloquear o aparelho. Sobre o armazenamento da identidade dos usuários no Face ID, a Apple comentou:

“Os dados da identificação do rosto, incluindo as representações matemáticas do seu rosto, são criptografados. Esses dados nunca sairão do dispositivo. Ele não é enviado para a Apple, nem está incluído nos backups do dispositivo. Imagens de rosto capturadas durante o desbloqueio não são salvas e são imediatamente descartadas, uma vez que, a representação matemática é usada apenas para comparação com os dados de identidade de rosto já armazenados.”

Sobre o compartilhamento de dados com terceiros a Apple diz que:

“Ao usar o Face ID, o aplicativo é notificado apenas sobre se a autenticação foi bem-sucedida; e ele não pode acessar o Face ID ou os dados associados ao rosto do usuário.”

No entanto, a Apple não esclarece a real pergunta do senador, ou seja, sobre os prováveis pedidos de dados de poderão ser feitos através de ações judiciais. Porém, a companhia deixa claro que não possui acesso aos dados que ficam armazenados.

Sobre a reposta, o Senador declarou:

“Agradeço a vontade da Apple de me envolver com meu escritório sobre esses problemas e fico feliz em ver as etapas que a empresa tomou para responder às preocupações de privacidade e segurança do consumidor. Planejo acompanhar a Apple para descobrir mais sobre como ela planeja proteger os dados dos clientes que decidirem usar a última geração da tecnologia de reconhecimento facial do iPhone”.

O iPhone X ainda não chegou ao mercado.

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