Seja para o trabalho ou para a escola, as chamadas de vídeo ganharam uma grande importância durante a pandemia da COVID-19. E a maioria das pessoas utiliza a própria webcam integrada do seu notebook ou computador para as videoconferências. Mas saiba que você pode fazer chamadas com muito mais qualidade utilizando seu celular como webcam no computador, através da conexão USB.

Mesmo um smartphone de gama média ou um aparelho mais antigo provavelmente tem melhor hardware de câmera do que a webcam. O Android não tem suporte nativo para atuar como uma webcam para o seu PC, mas isso não significa que não seja possível. Basta recorrer a softwares de terceiros para fazer o trabalho.

2 apps grátis para usar o celular como Webcam no computador via USB

Escolhemos as melhores e mais populares soluções de software para usar seu celular como uma webcam. Incluímos os seguintes aplicativos: Webcam Iriun 4K e webcam iVCam.

Optamos por incluir apenas softwares grátis, entretanto, isso pode significar que alguns deles tenham recursos limitados ou bloqueados, sendo necessário a assinatura de um plano premium para obter mais dele.

1. iriun webcam

Imagem: iriun.
Imagem: iriun.

O Iriun tem um dos aplicativos de webcam mais populares do ramo. É simples de usar, fácil, e o melhor, sem a necessidade de assistir nenhum anúncio.

No Android, você pode selecionar qual câmera usar, embora o seletor possa sofrer uma espécie de bug em celular com mais de uma câmera, dependendo de como o fabricante lista seus módulos adicionais de câmera em software.

Você pode alternar entre o modo paisagem e a orientação retrato e também inverter o feed da câmera. Há um alternador para o flash LED e também para o foco automático. Assim como a capacidade de escurecer a tela ou até mesmo bloquear o telefone e desligar totalmente o display. O Iriun pode fazer tudo isso. Você também pode atender chamadas recebidas sem problemas enquanto usa o aplicativo.

A única coisa que parece exigir uma assinatura paga é a remoção da marca d'água. No entanto, a marca d'água é bastante discreta, especialmente em comparação com o que alguns concorrentes fazem.

Como a maioria dos aplicativos para usar o celular como Webcam no computador com USB, o Iriun requer a instalação do aplicativo no seu telefone e no PC. O driver também permite uma conexão mais estável, com menos lag e atraso do que usar abordagens como MJPEG ou RTSP.

Uma das razões pelas quais iriun é tão popular é a capacidade de filmar em 4K. E o aumento da resolução não prejudica muito a latência. Você tem cerca de 1 segundo de atraso no 4K em uma boa conexão Wi-Fi, e isso cai para apenas cerca de 1/2 segundo na configuração mais baixa de 360p.

A latência do aplicativo pode realmente importante, dependendo se sua solução de escolha pode capturar e transmitir o microfone do telefone ou não, e se você decidir fazer isso ou usar um microfone separado. O Iriun é um dos poucos aplicativos que podem transmitir áudio com vídeo, e como ambos têm o mesmo atraso, eles estarão em sincronia.

No entanto, a captação de áudio tem qualidade muitas vezes ruim. Mas o atraso de vídeo é baixo o suficiente para que você possa usar um microfone separado ou usar o embutido em seu computador.

Download: Iriun

2. Webcam iVCam

Imagem: e2esoft.
Imagem: e2esoft.

A webcam iVCam é outro aplicativo muito popular e também oferece resolução de até 4K em seu nível gratuito. Ao contrário do Iriun, ele tem anúncios dentro do aplicativo para smartphone, mas são discretos.

O app tem apenas uma única tela de interface, mas de uma forma um pouco diferente do Iriun. Apenas algumas opções são deixadas na interface do usuário do aplicativo, com todas elas também acessíveis através do aplicativo Windows. Praticamente todos os controles estão presentes no aplicativo do Windows, o que facilita você não ter que mexer no smartphone para alterar configurações durante a chamada.

A visão da câmera pode ser invertida, bem como definida como retrato ou paisagem. As configurações e controles são bastante personalizáveis. Você pode até mesmo ajustar manualmente a exposição e o ISO nos controles deslizantes.

Há um alternador FPS, que pode ir até 4K 60fps, se o seu smartphone darem suporte a isso. Mas as taxas de quadros mais altas tem notavelmente maior latência, variando de 1 segundo a 720p e para mais de 2 segundos em 4K.

Uma deficiência do aplicativo é que ele não faz geralmente a recuperação da conexão. Ao perder conexão Wi-Fi ou USB, o iVCam tem muita dificuldade de restaurar a conexão automaticamente, sempre exigindo alguma intervenção manual.

A gravação de áudio também não é um ponto forte da iVCam. Além disso, a versão gratuita do aplicativo inclui avisos de voz no áudio, bem como uma grande e bastante obtrusiva marca d'água. Por fim, outro ponto fraco é que o iVCam não pode funcionar em segundo plano.

Download: iOS | Android | Windows