O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) deliberou nesta semana uma norma que substitui definitivamente o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) impresso pela versão digital do documento e que será de porte obrigatório para os proprietários de veículos de todo o país.

A deliberação de número 180 trata sobre a expedição do CRLV, que será substituído definitivamente por sua versão digital a partir do mês de junho.

Licenciamento anual

Para que você possa obter o CRLV-e é preciso que tenha feito o pagamento de todos os tributos referentes ao automóvel, como o IPVA, taxa de licenciamento e multas, caso haja. Neste ano de 2021 não será preciso pagar o seguro DPVAT, que até então era obrigatório tanto para carros quanto para motos. Deixar de efetuar o licenciamento anual é infração gravíssima, custa R$ 293,47 e acarreta em 7 pontos na CNH, além do veículo ser apreendido até a quitação dos débitos pendentes.

A solicitação do documento digital pode ser feita junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o proprietário recebe o documento no e-mail cadastrado, além de ser possível efetuar o download por meio do portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou do próprio Detran que emitiu o CRLV.

Baixe o documento

A versão digital do CRLV-e pode ser baixada por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) que é compatível apenas com às CNHs emitidas a partir de maio de 2017. Para saber se seu documento é suportado basta verificar se há um QR Code no verso do documento.

Há duas maneiras de obter seu documento digital: por meio do aplicativo ou no site do Denatran, nesse caso sendo ideal para os motoristas cuja habilitação é anterior ao ano de 2017.

Denatran

Por meio do site é possível baixar o PDF do documento, com isso dispensando o uso do aplicativo CDT. Veja:

1. Acesse o portal do Denatran e toque na opção 'VEÍCULOS', em seguida faça login utilizando sua conta Gov.br;
2. Em seguida visualize os veículos vinculados ao seu CPF e toque sobre;
3. Por fim, toque sobre o CRLV e faça o download do arquivo no formato PDF.

Acesse a área destacada e baixe o documento. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Acesse a área destacada e baixe o documento. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

Leia também:

Carteira Digital de Trânsito (CDT)

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por meio das lojas de apps. Lembrando que é preciso que a CNH tenha o QR Code no verso!

1. Faça a instalação do aplicativo através da loja de apps do seu sistema operacional;
2. Toque sobre a opção 'Entrar com Gov.br' e em seguida digite a senha;
3. Ao acessar o app vá até a aba 'VEÍCULOS';
4. Informe o número do Renavam e o código de segurança contido no CRV;
5. Visualize os documentos (para baixar toque sobre os três pontos).

Acesso ao CDT. Foto: Printscreen/LucasRibeiro.
Acesso ao CDT. Foto: Printscreen/LucasRibeiro.

Utilizando o aplicativo é possível ter acesso à CNH-e e ao CRLV-e, dessa forma dispensando o porte do documento impresso. Vale ressaltar que durante uma abordagem o documento digital pode ser apresentado e possui o mesmo valor júridico da versão impressa.

Dica!

Por meio da Carteira de Trânsito Digital é possível consultar os documentos mesmo sem conexão com à Internet! Mas lembre-se: se o celular descarregar o agente fiscalizador poderá autuá-lo por não portar um documento obrigatório!