Muitas pessoas hoje em dia, utilizam o smartphone ou tablet para escrever e publicar artigos na internet. Com as atuais telas maiores, e ótimo o suporte de teclado externo dos dispositivos modernos, o que faz realmente valer a pena escrever em um dispositivo móvel. Mas nem sempre é confortável fazer isso no navegador, ou outro aplicativo padrão do sistema. Para ter uma experiência melhor, confira e teste os aplicativos para escrever textos no iOS e Android dessa lista.

Independente se você está trabalhando em seu romance, ou apenas preparando relatórios para o escritório, você vai adorar usar esses aplicativos.

Existem muitos tipos de pessoas que trabalham com a escrita. Alguns escrevem romances, outros escrevem tutoriais, e pessoas como eu escrevem posts em um site. Há também poetas, roteiristas, satiristas, letristas, dramaturgos, libretistas e redatores de discursos. O engraçado é que todos nós usamos os mesmos tipos de ferramentas. Há aqueles que preferem escrever a moda antiga, com máquinas de escrever, em vez de processadores de texto digitais, mas é bom ter essas ferramentas em seu smartphone, no caso de inspiração repentina. Aqui estão os melhores aplicativos de escrita para o Android!

5 aplicativos para escrever textos no iOS e Android

1. iA Writer (iOS, Android)

O iA Writer é um dos aplicativos de escrits mais conhecidos, e por boas razões. Ele é ótimo e funciona de forma brilhante no iOS e no Android. Enquanto a versão do Android está um pouco atrás em termos de recursos, ainda é um bom aplicativo de escrita para a plataforma.

O aplicativo para iOS tem recursos extras, como realce de sintaxe, que permite ver adjetivos, substantivos, advérbios, verbos ou conjunções no documento destacado. O aplicativo para iOS também tem suporte total para recursos específicos do iOS, como a tela dividida. A versão Android é mais beta do que a versão iOS, mas independente da sua plataforma, o iA Writer será uma boa escolha.

Downlod: Android | iOS

2. Ulysses (iOS)

Ulysses
Ulysses

Se você tem um iPad, esse app é capaz de lhe proporcionar a melhor experiência geral de escrita. Pode não ter tantos recursos, mas parece incrível e faz o trabalho de forma brilhante. Lembrando que ele funciona melhor no iPad do que no iPhone.

O app conta com vários recursos como marcações, imagens, notas de rodapé, links, e você pode exportar PDFs, páginas da Web, e-books ou documentos do Word.

Uma interface limpa e livre de distrações, três layouts de painel e personalização para a paleta de cores são apenas alguns dos recursos que fazem dele um ótimo aplicativo para escrever.

Download: iOS

3. JotterPad (Android)

JotterPad
JotterPad

O JotterPad é um aplicativo bem desenhado, e tem um monte de recursos que o tornam um dos melhores aplicativos de escrita existente. Ele ostenta um visual muito bonito, e tem opções de exportação para PDF e DOCX. Ele ainda suporta Markdown. O aplicativo é gratuito para download, mas muitos desses recursos necessitam de pagamento.

O lindo design e o bom funcionamento do JotterPad fazem com que até mesmo a versão gratuita seja uma boa opção, se você está procurando um scratchpad que funcione muito bem no Android. Mas claro, a versão com todos os recursos é ainda melhor.

Download: Android

4. Editorial (iOS)

Editorial
Editorial

Editorial é um dos aplicativos mais poderosos que existe hoje. Ele faz tudo que um bom aplicativo de edição de texto deve fazer, com suporte para fluxos de trabalho e uma interface intuitiva e poderosa.

O editorial tem uma robusta sincronização com o Dropbox, com suporte a versões e uma comunidade on-line de fluxo de trabalho saudável, que pode facilitar a exportação e a publicação a partir do aplicativo.

O Editorial é a combinação perfeita de uma ótima interface que se adapta às suas necessidades. É um software de nível profissional que é um pouco caro, mas vale o dinheiro investido.

Download: iOS

5. Monospace - Writing and Notes (Android)

Monospace - Writing and Notes
Monospace - Writing and Notes

O Monospace é um ótimo aplicativo para escrever, e conta com um tema escuro. Uma característica interessante é a capacidade de organizar seus textos em hashtags, em vez de pastas. A versão atual também suporta a sincronização com o Dropbox.

Download: Android

Bônus: Microsoft Word (iOS, Android)

Word
Word

Este velho conhecido não poderia deixar de estar presente em uma lista de editores de texto, não é mesmo? Mesmo com tantos aplicativos de escrita, o Microsoft Word merece sua presença na lista.

A Microsoft vem aprimorando os aplicativos iOS e Android a cada atualização, e agora o Word tornou-se um ótimo aplicativo para escrever textos em dispositivos móveis. O aplicativo para iPad ainda suporta recursos específicos do iOS. A integração com o Dropbox sendo adicionada foi uma grande vantagem, juntamente com uma interface bem pensada, fazendo do Word um ótimo aplicativo.

Download: iOS | Android

E então, o que achou dessa lista de aplicativos para escrever texto? Achou que faltou algum bom app que você conhece? Teve uma experiência negativa ou positiva com algum deles? Conte para a gente nos comentários!